Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
22º
MIN 18º MÁX 26º

Já reparou no pó que vem nas embalagens de queijo ralado? É perigoso?

Uma dietista explica em que consiste esta substância e se há motivo para ficar alerta.

Já reparou no pó que vem nas embalagens de queijo ralado? É perigoso?
Notícias ao Minuto

10:12 - 09/07/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Certamente já deve ter reparado no ligeiro pó que se encontra no interior das embalagens de queijo ralado. Assim que o tira com as mãos, por exemplo, é provável que fique com uma cor algo esbranquiçada. O que é esta substância? Será que é perigosa para a saúde?

O Today, do canal NBC, falou com a dietista Kristina Cooke para perceber melhor a questão. Em primeiro lugar, esclarece que se trata de celulose. Alerta que nos últimos meses têm sido partilhados vídeos nas redes sociais com mensagens alarmistas sobre a segurança deste produto para a saúde.

Leia Também: Precisa de mais ferro na alimentação? Tem de apostar nestes alimentos

"Este tipo de vídeos despertam medo já que são céticos sobre o sistema alimentar e não sabem em quem confiar. Quando a informação não vem de uma fonte cientificamente sólida e confiável, é quase como brincar ao telefone estragado sem controlo", revela.

Diz que e celulose trata-se de uma substância em pó ou granulada que reveste os pedaços de queijo ralado. É uma substância natural que evita que o queijo fique colado. "Também ajuda a prevenir o crescimento de mofo, absorve a humidade e estende a vida útil de alguns produtos produtos."

Explica que pode ser feita a partir de polpa de madeira ou fibra de algodão, que é "molecularmente a mesma celulose que existe em praticamente toda a matéria vegetal". Além do queijo, esta substância é por vezes usada no fabrico e pão, gelados, iogurtes e carnes processadas.

!Se não fosse segura para a saúde não seria permitido o uso em milhares de produtos por instâncias como a Food and Drug Administration", conta a dietista Jen Messer. Diz ainda que a celulose passa pelo sistema digestivo sem ser absorvida.

Leia Também: Especialista revela o tipo de alimentos que não deve comer regularmente

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório