Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 26º

Solidão pode aumentar o risco de problemas de saúde graves, diz estudo

É possível que a solidão tenha um impacto significativo na saúde física, além da mental, afirmam investigadores.

Solidão pode aumentar o risco de problemas de saúde graves, diz estudo
Notícias ao Minuto

07:56 - 14/06/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Sim, infelizmente, a solidão pode ter consequências desagradáveis na saúde física, além da mental. É a conclusão de uma nova investigação, feita na Universidade de Penn State, nos Estados Unidos, e disponibilizada na Health Psychology. Para além disto, "o estudo chama mais a atenção para as diferentes experiências de solidão", lê-se em comunicado. 

Mais especificamente, os investigadores concluíram que as consequências a longo prazo para a saúde da solidão e da falta de ligação social incluem um aumento de 29% do risco de doença cardíaca, um aumento de 32% do risco de acidente vascular cerebral e um aumento de 50% do risco de desenvolver demência em adultos mais velhos.

Leia Também: Estudo revela que adoçante comum aumenta o risco de ataque cardíaco 

Descobriram que as pessoas mais solitárias estão mais em risco de depressão e outros problemas de saúde mental. Foi ainda comprovado que "a solidão pode provocar sintomas negativos para a saúde das pessoas, mesmo que estas não se identifiquem geralmente como solitárias ou não sintam habitualmente a solidão", explicam os investigadores. Já as pessoas que sentem solidão de uma forma mais mais temporária ou mais instável estão mais vulneráveis a problemas de saúde diários relacionados com a solidão, incluindo fadiga geral, dores de cabeça e náuseas.

Para o estudo, os cientistas analisaram mais de mil e quinhentos indivíduos, entre os 35 e 65 anos, envolvidos no National Study of Daily Experiences. Todos participaram em entrevistas telefónicas que avaliaram o seu stress e humor diários durante oito dias consecutivos. 

Leia Também: Fazer uma dieta 'amiga' do ambiente tem mais benefícios do que pensa

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório