Meteorologia

  • 20 JULHO 2024
Tempo
27º
MIN 19º MÁX 27º

Fazer uma dieta 'amiga' do ambiente tem mais benefícios do que pensa

Segundo um novo estudo pode reduzir significativamente o risco de morte precoce.

Fazer uma dieta 'amiga' do ambiente tem mais benefícios do que pensa
Notícias ao Minuto

07:52 - 12/06/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Segundo um novo estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, apostar numa alimentação 'amiga' do ambiente tem ainda mais benefícios do que muitos pensam. Investigadores acreditam que pode diminuir significativamente o risco de morte precoce. 

Geralmente, uma alimentação mais sustentável inclui maioritariamente vegetais e pouca carne, ou seja, foi concebida para reduzir o risco de doenças e o impacto da agricultura nas alterações climáticas e no mundo natural.

Leia Também: Menopausa antes dos 40? Pode aumentar risco de morte precoce, diz estudo

Para o estudo, disponibilizado na American Journal of Clinical Nutrition, os cientistas acompanharam mais 200 mil adultos americanos saudáveis ao longo de três décadas. Classificaram a dieta de cada um de acordo com o grau de correspondência com uma dieta sustentável. Durante mais de três décadas foram registadas 54 536 mortes no grupo de estudo. Mais de 14 600 estavam relacionadas com algum tipo de cancro e pouco mais de 13 700 atribuídas a doenças cardiovasculares.

Concluíram assim que 10% dos participantes que seguiram rigorosamente uma dieta 'eco-friendly' apresentavam um risco quase um terço inferior de morte prematura do que os indivíduos que menos o faziam. Mais especificamente, apresentavam um risco 14% mais baixo de uma morte associada a doenças cardiovasculares, um risco 10% menor de uma morte relacionada com cancro e estavam 47% menos em risco de morrer devido a doenças respiratórias.  

De acordo com os investigadores, uma dieta mais 'amiga' do ambiente tinha ótimos benefícios para as pessoas, assim como para o planeta. Porquê? Descobriram que a adesão a este tipo de alimentação reduziu a quantidade de emissões de gases com efeito de estufa em 29% (comparando com as de uma dieta normal).  

Leia Também: Cientistas descobrem oito hábitos que diminuem o risco de morte precoce

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório