Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 22º

Estudo revela que adoçante comum aumenta o risco de ataque cardíaco

Pode ainda aumentar o risco de acidente vascular cerebral, avisam os investigadores da Cleveland Clinic, um centro médico académico sem fins lucrativos.

Estudo revela que adoçante comum aumenta o risco de ataque cardíaco
Notícias ao Minuto

08:02 - 11/06/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Já múltiplos especialistas e cientistas alertaram para os riscos de certos adoçantes utilizados como alternativas ao açúcar e considerados mais saudáveis. Recentemente, investigadores da Cleveland Clinic, um centro médico académico sem fins lucrativos, encontraram uma ligação entre quantidades mais elevadas de xilitol e um risco acrescido de eventos cardiovasculares como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.  

Para a investigação, disponibilizada na European Heart Journal, os cientistas analisaram mais de três mil pessoas nos Estados Unidos e na Europa. Cerca de um terço dos pacientes com quantidades elevadas de xilitol no plasma tinha uma maior probabilidade de sofrer um evento cardiovascular. 

Para confirmar os resultados, a equipa de investigação realizou diferentes testes e, assim, descobriu que o xilitol provocava a coagulação das plaquetas e aumentava o risco de trombose.

Leia Também: "Ao zelarmos pelo coração estamos a preservar todos os restantes órgãos"

Hoje em dia, o xilitol usa-se em múltiplos produtos como gomas, doces sem açúcar, assim como pastelaria e produtos orais como a pasta de dentes.

É um ingrediente muito comum e, por isso, "este estudo mostra mais uma vez a necessidade imediata de investigar os álcoois de açúcar e os adoçantes artificiais, especialmente porque continuam a ser recomendados no combate a doenças como a obesidade ou a diabetes", explica Stanley Hazen, um médico e líder do estudo, em comunicado. 

Leia Também: Médico revela alimentos amigos do coração. Vai na volta, já tem em casa

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório