Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 26º

Atenção! Da próxima vez que comer caldo verde, lembre-se disto

O higienista oral Gonçalo Heitor revela os cuidados a ter com cinco petiscos tradicionais, como o caldo verde, para que as noites de Santos Populares não tragam complicações.

Atenção! Da próxima vez que comer caldo verde, lembre-se disto
Notícias ao Minuto

17:21 - 12/06/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

Com a chegada dos Santos Populares, as ruas ganham vida com festas e arraiais, onde as comidas e bebidas tradicionais desempenham um papel essencial. A pensar nisso, o higienista oral Gonçalo Heitor, da Malo Clinic, lembra que certos alimentos tradicionais, como o caldo verde, exigem cuidados específicos para evitar desconfortos ou complicações relacionadas à saúde oral. 

"Embora benéfico para a saúde geral e oral, o caldo verde pode ser um desafio para manter um sorriso radiante, pois as partículas de couve podem ficar presas nos dentes", alerta o especialista, citado num comunicado da Malo Clinic. Como tal, "é recomendável beber água após consumir caldo verde" para ajudar a remover os resíduos alimentares da boca. Além disso, "a escovagem dos dentes pelo menos 20 minutos após a refeição garante uma higiene oral ideal", sublinha.

Leia Também: Usar papel de alumínio pode colocar a sua saúde em risco. Saiba porquê

Quanto às sardinhas, apesar de serem uma excelente fonte de ómega-3, benéfica para a saúde cardiovascular, são conhecidas pelas espinhas. "Embora pequenas, podem ficar presas entre os dentes ou na garganta", lembra Gonçalo Heitor. Por isso, é essencial estar atento. 

Durante esta época do ano, é também comum servir as sardinhas sobre uma fatia de pão crocante. "Embora a côdea estaladiça seja irresistível, é importante lembrar que ela pode causar fraturas dentárias, pelo que é importante ter cuidado ao comê-la", acrescenta.

Leia Também: Nutricionista revela seis soluções contra a (malvada) barriga inchada

As bifanas no pão são, a par das sardinhas, um dos pratos mais comuns durante os Santos Populares, bem sabemos. Mas, "apesar de serem saborosas, também são propensas a ficarem presas entre os dentes, o que pode dificultar a sua remoção, mesmo após a escovagem dos dentes. Para evitar isso, os apreciadores de bifanas devem usar fio dentário regularmente, em vez de palitos, para limpar os espaços entre os dentes e manter a saúde oral", aconselha.

O especialista deixa também um alerta sobre os caracóis, servidos com pequenos palitos de madeira que auxiliam na remoção da carne da concha. "É essencial ter cuidado ao usar o palito, evitando movimentos bruscos para evitar danos na boca ou gengivas. Além disso, é importante não utilizar o mesmo palito por muito tempo, pois pode acumular bactérias."

Leia Também: Inclua estes alimentos na lista de compras (se quiser uma pele radiante)

E as bebidas?

Nestes arraiais, muitos portugueses também apreciam cerveja fresca. Contudo, "é crucial estar ciente dos riscos associados ao consumo excessivo de álcool para a saúde oral, incluindo a secura da boca e o desgaste do esmalte dentário".

"Para manter um sorriso saudável, é recomendável beber com moderação e intercalar o consumo de cerveja com água. Isso ajudará a manter a boca hidratada e o pH equilibrado, evitando problemas desnecessários", conclui o higienista oral.

Leia Também: Papaia. A fruta (super) instagramável que faz muito bem aos intestinos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório