Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 22º

Papaia. A fruta (super) instagramável que faz muito bem aos intestinos

O navegador Cristóvão Colombo chamava-lhe a 'fruta dos anjos'. Tal como aponta a nutricionista Diana Picas Carvalho, neste artigo que assina, a papaia é, sem dúvida, uma das frutas que mais bem sabe no verão. Rica em vitaminas e fibras, facilita a digestão e, entre outras coisas, é benéfica para os intestinos. No âmbito da rubrica 'Alimento do Mês', saiba por que razão deve consumi-la.

Papaia. A fruta (super) instagramável que faz muito bem aos intestinos
Notícias ao Minuto

08:35 - 11/06/24 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle Alimento do mês

A Carica papaya Linn é uma planta herbácea pertencente à família das Caricaceae que pode ser consumida em cru ou em formas processadas, sendo ao natural a forma mais aconselhada. Embora tenham sido registadas mais de 50 variedades, aquelas que são de cultivo puro estão a diminuir devido à polinização descontrolada do mamão. 

Devido aos componentes bioativos nas suas sementes, folhas e frutos, a papaia é caraterizada por ter excelentes benefícios antioxidantes, digestivos e nutracêuticos. É rica em vitaminas A, B, C, E e K, folato, ácido pantoténico, zeaxantina, licopeno, luteína, magnésio, cobre, cálcio e potássio. Por ser rica em fibras, antioxidantes e vitamina C, reduz o colesterol nas artérias, previne a artrite, o cancro, o risco de doenças cardiovasculares e o stress, reduz o envelhecimento, facilita a digestão e ajuda a reduzir o peso corporal. 

Notícias ao Minuto © Diana Picas Carvalho, nutricionista do do grupo Trofa Saúde

Além de ser uma fruta muito fresca e, por isso, bastante apreciada no verão, contém uma enzima chamada papaína, que degrada as proteínas. Como tal, é uma excelente forma de terminar uma refeição, porque irá facilitar a digestão. 

Leia Também: Moringa. Conheça a planta rica em propriedades anti-inflamatórias

Como conservar e consumir

Se for para consumo imediato ou no espaço de um dia, escolha a papaia com casca amarela, suave ao toque, mas não em demasia, e que exale um aroma agradável. De seguida, armazene a papaia no frigorífico. Caso não seja para consumo  imediato, escolha a que tiver casca verde e deixe amadurecer fora do frigorífico. 

Pode consumir a papaia de variadas formas: em sumos, 'smoothies' e batidos. É só 'dar asas à imaginação' e tirar o máximo proveito desta maravilhosa fruta. 

Leia Também: De bestial a besta. Afinal, precisamos ou não de beber leite?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório