Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 22º

9Rivet. Já estão disponíveis os jeans mais antigos dos arquivos da Levi's

Em Portugal, os Levi’s 9Rivet Jeans de edição limitada estão disponíveis online.

Notícias ao Minuto

22:04 - 24/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estilo

Nos arquivos Levi's, várias peças de vestuário ajudaram a construir uma representação dos 501 Original, reconhecido como o primeiro par de jeans de cor azul e um ícone intemporal do estilo global. No entanto, até há pouco tempo, havia vários candidatos ao título de jeans azuis mais antigos da marca. Porém, em vez dos habituais 11 rebites, um desses pares tinha apenas nove, e foi determinado que esta versão única, conhecida como 9Rivet, é a mais antiga.

Para celebrar, a equipa da Levi's Vintage Clothing trabalhou numa reprodução, ponto por ponto, destes jeans. Quando a marca se propôs honrar o histórico 150.º aniversário da célebre patente para "uma melhoria na abertura dos bolsos", surgiram várias questões. Embora a Levi's produzisse o que é agora conhecido como os jeans 501 desde 1873, várias peças da década de 1870 apresentavam patches nas costas que mencionavam uma data de uma nova patente a 16 de março de 1875.

Leia Também: Slow Love lança edição limitada de vestido usado por Sara Carbonero

Durante uma pesquisa nos arquivos Levi's, Paul O'Neill, diretor de design de vestuário vintage da Levi's, identificou vários pares da década de 1870 com um patch que omitia a data desta nova patente, mas não conseguiu ler toda a informação nos patches mais desgastados. Depois de Tracey Panek, historiadora da Levi Strauss & Co., ter visitado o Museu Nacional de História Americana do Smithsonian para ver umas jardineiras Levi's que a Levi Strauss & Co. doou em 1964, aquando da abertura do museu, descobriu que tinha um patch intacto nas costas que também omitia a data de 1875, indicando que tinham sido produzidas antes da patente de 1875. Várias peças com este mesmo patch nos arquivos Levi's puderam então ser definitivamente datadas como sendo anteriores a 1875.

Ao comparar todos os detalhes das peças de vestuário deste período - incluindo a costura dos bolsos, o tecido dos bolsos, os botões e muito mais - a historiadora da Levi's e a equipa de design da Levi's Vintage Clothing puderam afirmar que o 9Rivet é anterior a todos os outros jeans nos arquivos.

Leia Também: As malas mais desejadas dos próximos tempos. Veja as imagens

A reprodução dos 9Rivet pela equipa Levi's Vintage Clothing capta todos os detalhes únicos da peça de vestuário que é preservada num cofre à prova de fogo. Fabricado com 9 oz. os 9Rivet têm um bolso traseiro, rebites expostos e um fecho central nas costas sem rebites. Com um patch de couro Levi's® anterior a 1875, os 9Rivet tem um bolso para relógio cosido no cós, bolsas interiores do bolso em denim e botões cosidos. A dedicação aos detalhes reflete-se no arqueado de agulha única e no reforço do entrepernas. Com apenas 800 pares produzidos, o 9Rivet é apresentado como se tivesse vindo diretamente dos Arquivos Levi's.

Em Portugal, os Levi’s 9Rivet Jeans de edição limitada estão disponíveis online.

Leia Também: É a loucura! Estas sandálias da Stradivarius são um sucesso estrondoso

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório