Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 24º

O chocolate do futuro pode ter menos calorias e mais fibra

Cientistas da ETH Zurique, na Suíça, criaram uma versão que pode ter ser mais amiga do ambiente e com menos desperdício.

O chocolate do futuro pode ter menos calorias e mais fibra
Notícias ao Minuto

09:29 - 24/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Chocolate

Um estudo da ETH Zurique, na Suíça, apresentou aquele que pode vir a ser o chocolate do futuro. O novo produto promete revolucionar a indústria ao criar um chocolate mais saudável, com menos calorias e maior teor de fibra, e ainda mais amigo do ambiente, uma vez que pode reduzir o desperdício ao usar todo o fruto da planta de cacau.

Para a produção do chocolate tradicional são usados os grãos do cacau fermentados, torrados e secos para formar a massa de cacau. É depois misturada com açúcar. Neste caso, em vez de açúcar, este produto usa os grãos e a casca interna do fruto.

Leia Também: Nutricionista revela sete alimentos a evitar antes de um treino

É transformado em pó e depois misturado com parte da polpa para formar um gel. Os resultados mostraram que um chocolate pode ter até 20% deste gel e apresentar menos 30% a 40% de açúcar. A fibra foi aumentada em 20% e a gordura reduzida em cerca de 30%.

"Embora tenhamos demonstrado que o nosso chocolate é atrativo e tem uma experiência sensorial comparável ao chocolate normal, toda a cadeia de criação de valor terá de ser adaptada", explica Kim Mishra, um dos principais autores do estudo.

Além dos benefícios para a saúde, revelou que pode ser vantajoso para os produtores. "Os agricultores podem não apenas vender os grãos, mas também secar o sumo da polpa, moer, transformar em pó e vendê-los também."

O ETH Zurique já registou a patente desta receita de chocolate. O primeiro passo foi dado, mas ainda é cedo para perceber se será uma sugestão que está à venda nos supermercados no futuro.

Leia Também: Barriga lisa e intestino saudável? Estes temperos não devem faltar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório