Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 25º

Há um sumo poderoso de fruta que reduz o risco de AVC e enfarte

Um grupo de investigadores divulgou evidências científicas sobre os benefícios desta bebida. Vai um copo?

Há um sumo poderoso de fruta que reduz o risco de AVC e enfarte
Notícias ao Minuto

16:12 - 22/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Beber dois copos de sumo de cereja Montmorency por dia pode ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial e de colesterol, dois fatores de risco para  complicações como acidente vascular cerebral e ataque cardíaco, segundo um estudo feito por investigadores da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos. O artigo, divulgado na revista Nutrients, também indica que a bebida diminui as hipóteses de inflamação e stress oxidativo.

Os cientistas investigaram os efeitos do sumo de cereja em 34 homens e mulheres com idades compreendidas entre os 65 e os 80 anos. Os participantes foram instruídos a beber 480 mililitros diários de sumo de cereja ou de uma bebida placebo durante um período de 12 semanas.

Leia Também: Dois superalimentos que são 'armas' contra a demência e o cancro

Assim, descobriu-se que o sumo de cereja reduziu em 11% o colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade). Também conhecido como 'mau colesterol', transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. 

"Os nossos resultados sugerem que o sumo de cereja Montmorency pode ser um bom complemento para uma dieta saudável para o coração", disse o principal autor do estudo,  Sheau Ching Chai. O nutricionista, da Universidade de Delaware, acrescentou que, "no final, os participantes do grupo do sumo de cereja apresentavam uma pressão arterial sistólica [mede a força com que o coração contrai e 'expulsa' o sangue do seu interior] e um colesterol LDL inferiores, bem como níveis mais baixos de determinadas substâncias no sangue que indicam inflamação e stress oxidativo, incluindo os biomarcadores CRP e MDA, em comparação com o grupo de controlo". 

Leia Também: Perder peso? Nutricionista indica alimentos que imitam efeitos do Ozempic

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório