Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Cinco dicas para conseguir um corpo saudável até ao verão

A estratégia é mais simples do que parece. O 'segredo' está em combinar exercício físico regular com uma dieta saudável e hábitos de vida positivos.

Cinco dicas para conseguir um corpo saudável até ao verão
Notícias ao Minuto

06:15 - 18/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

O verão aproxima-se e esta é a altura perfeita para começar a trabalhar para ter um corpo saudável e que o faça sentir-se confiante.

"A aposta está em adotar uma abordagem equilibrada que combine exercício físico regular, uma dieta saudável e hábitos de vida positivos", afirma Dipanda Vilhena e Silva, diretor do departamento de 'personal trainer' do VivaGym Group, cadeia de ginásios Fitness Hut, em comunicado. Refere também que "o progresso é gradual e consistente, pelo que é preciso paciência connosco próprios e manter o foco nos nossos objetivos a longo prazo".

Leia Também: Gastroenterologista revela três suplementos que toma todos os dias

A pensar nisso, a cadeia de ginásios Fitness Hut, do VivaGym Group, partilhou cinco dicas para alcançar a forma com que tanto sonha. Ei-las:

1- Trace um plano

Estabeleça um plano do que quer alcançar e o prazo para atingir esse objetivo. O importante é que este seja realista para que não haja desistências ao longo do processo.

2- Realize uma avaliação inicial

Conhecer a composição corporal - percentagem de gordura corporal, massa magra, etcétera - é um passo crucial para a elaboração de um plano de treino e alimentar mais personalizado possível e para o período de tempo definido. Contate um 'personal trainer' ou uma nutricionista para efetuar as suas medidas.

3- Praticar exercício físico regular

Incorporar uma variedade de exercícios cardiovasculares, como corrida, natação ou ciclismo, juntamente com treino de força é essencial para alcançar resultados eficazes. Esta combinação permite queimar calorias, que pode levar à perda de peso e à redução da gordura corporal, tonificar e construir músculos, mas ainda contribui para o aumento do metabolismo, a melhoria da saúde cardiovascular e o aumento do bem-estar e autoestima.

Leia Também: Dois superalimentos que são 'armas' contra a demência e o cancro

4- Faça a dieta correta

"Os abdominais são feitos na cozinha." A abordagem à dieta é dos pontos mais importantes neste processo. Engane-se se acha que uma dieta restritiva em termos de calorias é o aconselhável. Para construir músculo, deve nutrir o seu corpo com proteína, gorduras e hidratos de carbono. Ao inserir estes macronutrientes conseguirá arranjar espaço para alimentos e bebidas de que gosta e, dessa forma, manter-se mais motivado e feliz.

5- Priorize o descanso e o repouso

Reserve tempo para descansar e recuperar. Ponha o sono em dia, saia com amigos, faça atividades que goste e que não estejam relacionadas com a dieta e o exercício - são fatores necessários para a sua sanidade mental e essa é a chave para se manter motivado.

Leia Também: Costuma beber água antes de ir dormir? Não o faça mais

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório