Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Cancro da próstata. Sintomas da doença grave de que O. J. Simpson padecia

O ex-jogador de futebol americano, de 76 anos, protagonizou um dos casos mais mediáticos de sempre. Travava uma luta contra um tumor na próstata.

Cancro da próstata. Sintomas da doença grave de que O. J. Simpson padecia
Notícias ao Minuto

15:59 - 11/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

O polémico jogador de futebol americano O.J. Simpson morreu aos 76 anos, vítima de um cancro da próstata. A ex-estrela da NFL, que saiu ilibado do homicídio da sua ex-mulher Nicole Brown e do seu amigo, Ron Goldman, nos anos 90, encontrava-se a fazer quimioterapia.

O número de doentes com cancro na próstata tem disparado nos últimos anos. Em 2020, foram registados 1,4 milhões de casos em todo o mundo. Em 2040 é esperado que sejam diagnosticados 2,9 milhões, segundos dados publicados na revista científica Lancet.

Leia Também: Rastreio do cancro do pulmão? "Permitirá salvar cerca de 20% dos doentes"

Em Portugal, é o mais frequente em indivíduos com mais de 50 anos, afetando cerca de seis mil portugueses por ano. Os sintomas são muitas vezes silenciosos. "Ao não dar sintomas - exceto em fases muito avançadas - muitas vezes as queixas são as de um valor alterado de PSA [(antigénio específico da próstata] em análises de rotina", explicou  o urologista José Palma dos Reis, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto. "Os doentes procuram o urologista em função de sintomas relacionados com a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), situação muito frequente no mesmo grupo etário e, essa sim, frequentemente causadora de sintomas e é no decurso da investigação da HBP que é detectado um foco de carcinoma da próstata, para além da HBP. Ainda assim, é importante realçar que a HBP, isto é, o aumento de volume da próstata, não é, de todo, um fator de risco para o desenvolvimento de carcinoma da próstata", elucidou o médico.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro indica que, "geralmente, os sintomas de cancro da próstata incluem: problemas urinários; incapacidade de urinar, ou dificuldade em iniciar ou parar o fluxo de urina; necessidade frequente de urinar, principalmente à noite; fluxo de urina fraco ou intermitente; dor ou ardor durante a mição, dificuldade em ter uma ereção; sangue na urina ou no sémen; e dor frequente na zona inferior das costas, nas ancas ou na zona superior das coxas.

Leia Também: Cancro de Kate. É normal sentir tristeza quando um famoso adoece?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório