Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Cientistas descobrem comida que previne o envelhecimento do cérebro

É rica em em vitaminas e antioxidantes. Sem ler, consegue adivinhar do que falamos?

Cientistas descobrem comida que previne o envelhecimento do cérebro
Notícias ao Minuto

11:55 - 10/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Investigadores do Centro Nacional de Geriatria e Gerontologia do Japão descobriram que a comida japonesa faz bem para o cérebro, segundo um estudo publicado no Nutrition Journal. Segundo os cientistas, o consumo de peixe, chá, soja e cogumelos atrasa o envelhecimento cerebral, reduzindo o risco de demência.

"Adotar elementos da dieta tradicional japonesa e incluir alimentos como peixe, frutos do mar, soja, missô, algas marinhas e cogumelos shitake pode não apenas ajudar a melhorar a função cognitiva, mas também a saúde geral", escrevem os autores do estudo no artigo.

Leia Também: Dois alimentos aparentemente inofensivos que aumentam o risco de demência

A investigação contou com a participação de 1.636 adultos com idades entre os 40 e os 89 anos, distribuídos em três grupos e acompanhados ao longo de dois anos. Nesse período, o primeiro (com 589 voluntários) seguiu uma dieta tradicional japonesa, enquanto o segundo grupo (com 697 voluntários) adotou uma dieta ocidental típica, com carboidratos refinados, alimentos ricos em gordura, carne vermelha, bebidas alcoólicas e refrigerantes. O terceiro, com 350 pessoas, fez uma dieta baseada em vegetais.

Os participantes foram submetidos a exames de ressonância magnética duas vezes ao longo dos dois anos do estudo. O objetivo: avaliar a perda de tecido cerebral. Esse processo, conhecido como atrofia cerebral associada à idade, é um marcador importante de demência.

Dados do estudo mostram que quem seguia uma dieta japonesa apresentou níveis mais baixos de atrofia cerebral. Entre os homens, a diferença foi imperceptível. 

Leia Também: Médico alerta para sinal de assassino silencioso. A pista está na cabeça

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório