Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Médico alerta para sinal de assassino silencioso. A pista está na cabeça

Pode estar em risco de enfarte ou de acidente vascular cerebral.

Médico alerta para sinal de assassino silencioso. A pista está na cabeça
Notícias ao Minuto

08:54 - 10/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

O colesterol alto não costuma apresentar sintomas. A maioria das pessoas só sabe que tem níveis elevados até fazer análises ao sangue ou, nos casos mais graves, quando sofrem alguma complicação. Quando há sinais, muitos deles surgem pela calada e nem todos doem. Um deles é a queda de cabelo, disse o médico cirurgião Zayn Majeed ao jornal Daily Express.

"O colesterol também é importante no ciclo capilar", afirma o responsável da Harley Street Hair Clinic, no Reino Unido. Por isso, "se está a sofrer de queda de cabelo, pode ser um potencial sinal de que tem níveis elevados de colesterol".

Leia Também: Perder peso? Nutricionista indica alimentos que imitam efeitos do Ozempic

"Estudos mostram que existe uma maior prevalência de dislipidemia (níveis pouco saudáveis de um ou mais tipos de lípidos) nas mulheres e nos homens com Alopecia androgénica", referiu também.  Ainda assim, revela que mudanças no estilo de vida também podem ajudar, "como aumentar a quantidade de exercício físico, reduzir o consumo de álcool e deixar de fumar". "A medicação também pode ser utilizada juntamente com as mudanças de estilo de vida para reduzir o colesterol para níveis saudáveis", acrescenta.

No entanto, ressalva: "Embora os estudos mostrem que os níveis elevados de colesterol são mais prováveis de serem observados em pessoas com queda de cabelo, não existe uma ligação direta, pelo que controlar o seu nível de colesterol não irá impedir a queda de cabelo". "É normal perder cerca de cinquenta a cem fios por dia, uma vez que o cabelo está constantemente a crescer num ciclo. Porém, se notar uma grande quantidade de queda, quer seja na almofada, no banho ou ao pentear o cabelo, deve falar com o seu médico de família, para investigar melhor as causas, ou pode consultar um especialista em queda de cabelo."

Leia Também: Jamais subestime este sintoma ao acordar. É "potencialmente fatal"

Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade)  e o LDL (lipoproteínas de densidade baixa). O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL, o 'mau colesterol', transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

Leia Também: Dois alimentos aparentemente inofensivos que aumentam o risco de demência

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório