Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Mercado do Queijo em Gouveia na sexta-feira e no sábado

É a 14.ª edição do certame dedicado à valorização e promoção do Queijo Serra da Estrela.

Mercado do Queijo em Gouveia na sexta-feira e no sábado
Notícias ao Minuto

12:34 - 28/03/24 por Lusa

Lifestyle Eventos gastronómicos

A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, promove na sexta-feira e no sábado a 14.ª edição do Mercado do Queijo, certame dedicado à valorização e promoção do Queijo Serra da Estrela.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia salienta que o evento reúne "durante dois dias, pastores, produtores e queijarias da região, num ambiente de festa e de riqueza gastronómica".

Leia Também: Feira do Queijo do concelho de Borba arranca esta sexta-feira

O programa do Mercado do Queijo inclui a degustação e venda do queijo, 'showcookings', 'workshops', desfiles de moda e momentos de animação musical.

De acordo com o programa divulgado pela organização, o certame abre as portas às 09h45 de sexta-feira, dia 29 de março, com a saudação à cidade pela Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra.

Seguem-se apresentações e momentos dedicados à gastronomia, como 'workshops' de fabrico de queijo, 'showcookings', provas de queijos nacionais DOP (Denominação de Origem Protegida) e apresentações de projetos inovadores da região.

Na tarde de sexta-feira realiza-se um desfile de moda e de acessórios com 100% lã que terá o acompanhamento musical do grupo "LUA", da gouveense Aurora Pinto, finalista da segunda edição do 'The Voice Kids Portugal'.

Leia Também: Feira do Pão de Caçarelhos reúne meia centena de expositores em Vimioso

No sábado, dia 30, o Mercado do Queijo reabre pelas 10:00. Para este dia está agendada a confeção do Requeijão de Beatilha (requeijão tradicional da União de Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra) e uma prova técnica de Requeijão da Serra da Estrela, dinamizado pela Confraria Báquica Gastronómica e do Requeijão da Serra da Estrela.

Neste dia será também assinado um protocolo para a investigação e inovação gastronómica no âmbito do Requeijão Serra da Estrela DOP entre a Confraria Báquica Gastronómica e do Requeijão da Serra da Estrela e o Instituto de Gouveia - Escola Profissional.

Leia Também: No domingo de Páscoa, saia de casa e coma o que quiser neste brunch

A programação do Mercado do Queijo 2024 conta com atuação de diversos grupos e coletividades da região e uma Mostra de Folclore do Concelho de Gouveia. O evento termina com uma harmonização de Queijo da Serra da Estrela DOP com Vinhos Dão, promovida pela Cooperativa de Produtores de Queijo da Serra da Estrela (Estrelacoop).

A organização do certame, promovido pela Câmara Municipal de Gouveia, conta com a colaboração da Associação dos Pastores e Produtores de Queijo da Serra da Estrela (APROSE), do Instituto de Gouveia -- Escola Profissional, da Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela (ADRUSE), da rede cultural Terras da Transumância e da EstrelaCoop.

Leia Também: Dez sugestões para um fim de semana de muita chuva (mas divertido)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório