Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Suplementos de magnésio são tendência. Quais os benefícios?

Esclareça todas dúvidas sobre este mineral.

Suplementos de magnésio são tendência. Quais os benefícios?
Notícias ao Minuto

16:26 - 04/03/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Hoje em dia, no TikTok, muitos recomendam os suplementos de magnésio para dormir melhor. Tornou-se rapidamente uma tendência e tem o 'selo de aprovação' de múltiplos especialistas em saúde e nutrição. Resulta mesmo? Tem benefícios?

Caso não saiba, normalmente, ingerimos magnésio através da alimentação, nomeadamente com alimentos como vegetais de folhas escuras, cereais integrais, nozes e sementes de chia, explica Maz Packham, uma nutricionista, citada na edição britânica da Marie Claire. 

Leia Também: Benefícios de consumir alimentos (ou suplementos) ricos em vitamina B-12

É, no entanto, um mineral que muitos têm em falta, devido a "níveis elevados de stress, ingestão excessiva de álcool e alguns medicamentos", acrescenta. Por isso, nestes casos, a suplementação torna-se a alternativa mais recomendada. 

É algo importante porque "os níveis baixos de magnésio têm sido associados a problemas neurológicos, como enxaquecas, assim como a dores crónicas", explica. Normalmente, "as cãibras musculares são um dos sintomas mais comuns da deficiência de magnésio, uma vez que o mineral é necessário para o funcionamento dos nervos e dos músculos". 

Leia Também: Cuidado, pode estar com falta de vitamina B12. Atente nestes sinais

Para além disto, menciona que o magnésio tem um impacto significativo na saúde mental. Por isso, "em alturas de stress crónico, o magnésio pode ficar esgotado, pelo que vale a pena considerar a suplementação para apoiar o corpo e a mente durante estas alturas". 

Menciona ainda o efeito que tem no sono. Segundo a especialista, "o magnésio é apelidado de tranquilizante da natureza pelos seus benefícios de relaxamento". Explica ainda que "está provado que atua nos recetores GABA do cérebro - o GABA é um neurotransmissor calmante que promove o relaxamento". 

Leia Também: Três suplementos populares que podem afetar o sono

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório