Ter um congelador ajuda qualquer um organizar os seus dias. Porquê? Pode cozinhar refeições a mais e congelar o resto. Serve ainda para armazenar os alimentos congelados que a maioria das pessoas compra.
Para usar este eletrodoméstico da forma correta tem de evitar dois erros muito prejudiciais, afirmam dois especialistas, citados no site de Martha Stewart.
Leia Também: Compra sempre vegetais congelados ou enlatados? Temos ótimas notícias
1 - Encher demasiado o congelador
Quando "o congelador está demasiado cheio, o processo de arrefecimento pode abrandar", explica Bryan Quoc Le, um cientista alimentar. Isto aumenta significativamente "o risco de alterações de textura", uma vez que são capazes de aparecer cristais de água nos alimentos e "quebrar as paredes celulares dos alimentos". Guarde alimentos suficientes para que fique 75% cheio.
2 - Encher pouco o congelador
Sim, leu bem. Quando o congelador está demasiado vazio, enche-se de ar quente do exterior sempre que abre a porta, alerta Jay Weinstein, um chef. Isto "faz com que o compressor trabalhe mais para voltar a arrefecer a caixa, demorando mais tempo a congelar". Recomenda, ainda, que deixe algum espaço entre alimentos no congelador e os arrefeça sempre antes de congelar.
Leia Também: Deixe-os no supermercado! Alimentos congelados que pioram o metabolismo