Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 29º

Uma colher cheia de 'ouro líquido' por dia pode salvar a sua vida

Tem diversas propriedades antioxidantes e ajuda a prevenir doenças altamente preocupantes.

Uma colher cheia de 'ouro líquido' por dia pode salvar a sua vida
Notícias ao Minuto

08:20 - 08/02/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Uma colher diária de azeite, muitas vezes apelidado de 'ouro líquido', pode salvar a sua vida, graças às propriedades antioxidantes.

Por ser considerada uma gordura saudável, o azeite pode ser utilizado como laxante natural. "A obstipação ocorre porque o cólon (intestino grosso) absorve muita água das fezes. Isso seca o cocó, tornando-o duro e difícil de expelir do corpo", como refere um artigo publicado pela Cleveland Clinic, citado pelo Daily Express. O que talvez não saiba é que o azeite contém lipídios que ajudam a acalmar o interior do cólon e a amolecer as fezes, permitindo que absorvam mais água.

Leia Também: Cardiologista revela hábito simples que reduz risco de doenças cardíacas

O aumento do consumo de azeite também tem sido associado a um menor risco de demência, um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças, como o Alzheimer, que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam, atualmente, 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, com quase 10 milhões de novos casos todos os anos. E as previsões são alarmantes: segundo a OMS, este número pode chegar aos 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões.

"Alguns compostos antioxidantes do azeite podem atravessar a barreira hematoencefálica [um revestimento protetor nos vasos sanguíneos que impede que germes e outras substâncias prejudiciais cheguem ao cérebro a partir da corrente sanguínea], tendo potencialmente um efeito direto no cérebro", disse Anne-Julie Tessier, de Harvard, citada pelo mesmo jornal. Acrescenta também que "é possível que o azeite tenha um efeito indireto na saúde do cérebro, beneficiando a saúde cardiovascular".

Leia Também: Este suplemento previne doenças cardíacas. Palavra de nutricionista

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório