Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 30º

Este suplemento previne doenças cardíacas. Palavra de nutricionista

A toma de um suplemento alimentar faz muito pela nossa saúde. E não é só uma nutricionista que o diz. Há evidência científica.

Este suplemento previne doenças cardíacas. Palavra de nutricionista
Notícias ao Minuto

10:42 - 07/02/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

As doenças cardíacas são uma das principais causas de morte em todo o mundo. Como pode prevenir? Controlando desde cedo os fatores de risco cardiovasculares, através de uma dieta saudável, por exemplo. E se estiver a pensar recorrer a um suplemento alimentar, saiba que deve apostar nos esteróis vegetais, de acordo com o nutricionista Rob Hobson. 

Segundo o especialista, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e, como tal, protege contra doenças cardíacas. "Os esteróis vegetais destacam-se como o principal suplemento para a saúde do coração, principalmente devido à sua eficácia na redução do colesterol, um importante fator de risco para doenças cardíacas", disse Rob Hobson, em entrevista ao jornal Daily Express.

Leia Também: A fruta que não está à espera que diminua o risco de cancro e AVC

Os esteróis vegetais, explica, "imitam o colesterol no corpo, competindo pela absorção". Isso resulta "em menos colesterol absorvido do intestino para a corrente sanguínea". Este suplemento "pode reduzir o colesterol em até 12% sem efeitos secundários", acrescenta.

Referindo-se a um estudo científico, publicado em 2005 no American Journal of Clinical Nutrition, que avaliou o uso de esteróis vegetais em 29 doentes, refere que "os resultados mostraram que os esteróis vegetais são eficazes na redução do colesterol de lipoproteína de baixa densidade [mau colesterol] e do colesterol de lipoproteína de alta densidade em pessoas diabéticas e não diabéticas".

O nutricionista faz também questão de afirmar que, "embora a dieta seja crucial, é difícil obter a quantidade ideal de esteróis através dos alimentos". De acordo com Rob Hobson, "fornecem apenas 200 miligramas a 400 miligramas de esteróis por dia. Nas dietas vegetarianas são 800 miligramas".

Leia Também: Basta adotar três hábitos para ganhar anos de vida, segundo um médico

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório