Meteorologia

  • 29 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 29º

A fruta que não está à espera que diminua o risco de cancro e AVC

A recomendação foi feita pelo epidemiologista britânico Tim Spector, que ficou conhecido como o criador de uma aplicação informática que recolhe informação de infetados Covid.

A fruta que não está à espera que diminua o risco de cancro e AVC
Notícias ao Minuto

07:58 - 06/02/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

E se as frutas enlatadas forem tão ou mais saudáveis que as frescas? De acordo com o epidemiologista britânico Tim Spector, conhecido como o criador de uma aplicação informática que recolhe informação de infetados Covid, o tomate em lata ajuda a reduzir o risco de cancro, acidente vascular cerebral (AVC) e outras patologias cardíacas.

Na rede social Instagram, onde conta com 580 mil seguidores, disse: "Sempre pensei que fresco significava melhor, mas apercebi-me que não é o caso". "Congelar e enlatar alimentos não só é mais barato, mais conveniente e reduz o desperdício, como também pode ser mais saudável, em alguns casos", diz.

O especialista também refere que ervilhas congeladas retêm mais vitamina C do que as frescas e recomenda ainda o consumo de espinafres congelados, uma vez que podem ajudar a absorver mais ferro do que os frescos.

Leia Também: Estes oito alimentos podem salvar-lhe a vida, segundo um médico

Segundo Tim, professor de epidemiologia genética no King's College London, o tomate é uma "fonte importante" um antioxidante poderosíssimo chamado licopeno, "que tem sido associado a reduções de acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e cancro".

Um estudo de 2019, citado pelo jornal Daily Express, concluiu que o consumo elevado ou a alta concentração de licopeno no soro estão associados a reduções significativas no risco de AVC (26%), mortalidade (37%) e doenças cardiovasculares (14%). E um artigo mais recente, publicado em 2022, que analisou 72 estudos sobre licopeno em humanos e animais descobriu que 70% das investigações confirmaram "várias propriedades anti-cancro do licopeno".

Leia Também: Falta de vitamina D. Médica aponta sinais invisíveis que não pode ignorar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório