Sim, infelizmente, o cancro da próstata tornou-se, nos dias de hoje, um dos mais enfrentados pela população masculina. E, apesar de ser uma doença relativamente comum, nem todos os homens conhecem os principais sintomas. É o seu caso?
Esta condição, normalmente, "não causa quaisquer sintomas até que o cancro tenha crescido o suficiente para exercer pressão sobre o tubo que transporta a urina da bexiga para fora do pénis (uretra)", diz o Serviço Nacional de Saúde Britânico, citado no Huffpost, agregador de blogues.
Leia Também: Estes oito alimentos podem salvar-lhe a vida, segundo um médico
Sintomas de cancro da próstata que nunca deve ignorar:
- Necessidade de urinar mais frequentemente e, muitas vezes, ao longo da noite;
- Sentir a necessidade de ir sempre a correr para a casa de banho;
- Dificuldade em começar a urinar (hesitação);
- Tem de fazer esforço ou demora muito a urinar;
- Fluxo mais fraco;
- Sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente;
- Sangue na urina ou sangue no sémen.
É, no entanto, importante lembrar que estes sintomas podem não estar relacionados com cancro da próstata. De acordo com a entidade, "a próstata de muitos homens aumenta de tamanho à medida que envelhecem devido a uma doença não cancerosa": a hiperplasia benigna da próstata, mais conhecida como próstata aumentada, condição que levou à hospitalização de Carlos III.
Já os sinais de que o cancro pode ter-se espalhado incluem dores nos ossos e nas costas, assim como perda de apetite, dores nos testículos e perda de peso não intencional.
Leia Também: A fruta que não está à espera que diminua o risco de cancro e AVC