Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 30º

Sintomas de próstata aumentada, a causa da operação de Carlos III

O Palácio de Buckingham anunciou que o monarca será submetido a uma intervenção cirúrgica.

Sintomas de próstata aumentada, a causa da operação de Carlos III
Notícias ao Minuto

11:21 - 18/01/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Depois do anúncio do internamento da princesa de Gales, Kate Middleton, que foi submetida a uma operação abdominal na quarta-feira, 16 de janeiro, o Palácio de Buckingham revelou que Carlos III tem uma doença benigna que se caracteriza por um aumento do volume da próstata. O monarca, de 75 anos, será hospitalizado na próxima semana.

Carlos III tem hiperplasia benigna da próstata (HBP), também conhecida como próstata aumentada. A CUF afirma no seu portal que "é uma das doenças benignas mais comuns nos homens". "Afeta cerca de 40% dos homens aos 50 e cerca de 90% aos 90 anos. É, portanto, uma doença progressiva, com importante impacto na qualidade de vida", diz. 

Leia Também: Sarampo em Portugal. Devo preocupar-me? Perguntámos a uma médica

O que acontece é que, quando a próstata aumenta de volume, "pode estreitar gradualmente a uretra dificultando o fluxo de urina. Como resultado, os músculos da bexiga tornam-se mais espessos e fortes de modo a conseguirem esvaziá-la", explica a CUF.

Quanto a sintomas, o Hospital da Luz refere "jato urinário fraco; dificuldade em iniciar a micção; sensação de esvaziamento incompleto da bexiga; aumento do número de micções diárias, nomeadamente, durante a noite; e urgência e incontinência urinária". Acrescenta que "a permanência de urina na bexiga pode contribuir para infeções urinárias de repetição, formação de cálculos vesicais e agravamento dos sintomas irritativos".

"Em situação limite, a HBP pode causar obstrução completa à passagem de urina pela uretra, ou seja, retenção urinária. Esta situação, em que se verifica incapacidade de urinar, representa uma urgência médica, sendo necessária a algaliação para permitir o esvaziamento da bexiga e evitar a degradação da função renal", conclui.

Leia Também: Devemos tomar banho todos os dias ou Brad Pitt é que tem razão?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório