Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Devemos tomar banho todos os dias ou Brad Pitt é que tem razão?

A pergunta que não quer calar...

Devemos tomar banho todos os dias ou Brad Pitt é que tem razão?
Notícias ao Minuto

11:47 - 17/01/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Higiene

Brad Pitt, o eterno menino bonito de Hollywood, voltou a dar nas vistas. Mas, desta vez, nada tem a ver com os seus olhos azuis e corpo atlético. Não é a primeira vez que o galã dá nas vistas pelos seus hábitos de higiene. Já chegou a estar no topo da lista dos 'mais mal cheirosos' do universo 'hollywoodiano' e, desta vez, foi o ator Jason Priestley que revelou um hábito do amigo. No programa 'Live! With Kelly and Mark', contou que Pitt consegue "passar muito tempo sem tomar banho". E o leitor, com que frequência toma banho? Estará a fazer tudo bem?

Ao portal Well+Good, a dermatologista Shirley Chi refere que tomar banho "uma vez a cada três dias é suficiente". "Para pessoas com a pele muito seca ou histórico de eczema, recomendo um banho rápido por dia para repor a humidade da pele e matar os germes."

Leia Também: Diga adeus à queda e aos cabelos brancos com estas mezinhas de café

Já o microbiologista Jason Tetro, autor de  'The Germ Files', afirma que "pode passar o tempo que quiser sem tomar banho". Ainda assim, ressalva: "É bom lavar as suas partes íntimas, para ter a certeza de que não corre o risco de contaminação por bactérias fecais que levam a infeções do sistema urinário. Do resto, o corpo pode tratar de si mesmo".

Por cá, o Hospital da Luz afirma que o hábito e a frequência do banho variam entre países, culturas e até mesmo com a própria atividade profissional. "Não há nada contra o banho diário." No entanto, "em casos específicos, pode não ser recomendável".  Quando os banhos são demasiado frequentes pode haver comichão, pele seca, a descamar e gretada, bem como infeções favorecidas pelas lesões da pele e desequilíbrio da flora. Já o cabelo pode ficar mais seco e quebradiço. E embora estes problemas sejam mais comuns entre crianças e idosos, também podem surgir em pessoas de outras idades ou com a pele mais seca.

Leia Também: Perigo no prato. Devia parar de comer isto o quanto antes, alerta médica

"Doenças de pele ou dificuldades de mobilidade podem também ser a razão pela qual sejam desaconselhados banhos diários", alerta, acrescentando que "o inverso também é possível". Ou seja, quando o número de banhos é insuficiente, podem surgir "novos problemas de pele ou agravar-se outros já existentes". E também não está livre dos maus odores corporais.

Assim sendo, não havendo indicação em contrário, "se gosta de tomar um banho todos os dias, ou mais do que um banho por dia, faça-o".

Leia Também: Bactérias no ar! Os locais e objetos mais imundos de um avião

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório