Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 15º

Medicamento contra calvície pode reduzir progressão da diabetes tipo 1

Sim, leu bem!

Medicamento contra calvície pode reduzir progressão da diabetes tipo 1
Notícias ao Minuto

10:27 - 11/12/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Diabetes

Um estudo realizado por especialista do Instituto St Vincent, na Austrália, revela que o baricitinibe, um medicamento utilizado para tratar a calvície e a artrite reumatoide, pode ajudar a desacelerar a progressão da diabetes tipo 1.

Os dados, publicados no New England Journal of Medicine, mostram que a ingestão diária de quatro miligramas de baricitinibe pode preservar a produção de insulina, a hormona que regula os níveis de açúcar no sangue. Porém, o efeito só é eficaz quando o tratamento é iniciado até 100 dias após o diagnóstico da doença.

Leia Também: Ignora as pernas nos treinos? Nem imagina os benefícios que está a perder

"Quando a diabetes tipo 1 é diagnosticada, ainda há a presença de um número substancial de células produtoras de insulina. Queríamos perceber se poderíamos proteger essas células da destruição pelo sistema imunitário", afirma o professor Thomas Kay, líder do estudo, para o portal HCP Live. "Até agora, as pessoas com diabetes tipo 1 dependiam da insulina administrada por injeção ou bomba de infusão", mas este estudo mostrou que, "se a administração for iniciada rápido o suficiente após o diagnóstico e enquanto os participantes toma a medicação, a produção de insulina é mantida".

Recorde-se que mais de um em cada 10 adultos – ou seja, mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo - tem diabetes. Em Portugal, estima-se que cerca de um milhão sofra desta doença. Contudo, "ainda há cerca de 40% da população portuguesa que apresenta diabetes sem ter a doença diagnosticada", disse ao Lifestyle ao Minuto José Silva Nunes, especialista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, e presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade. "Segundo os dados mais recentes, existirão cerca de um milhão de portugueses com diabetes mellitus. Não existem dados fidedignos que avaliem a prevalência de pessoas com diabetes tipo 1 e com diabetes tipo 2. No entanto, assume-se que o tipo 2, o mais frequente, corresponde entre 90 e 95% do total de pessoas com diabetes."

Leia Também: O truque viral do TikTok para emagrecer e reduzir a obstipação

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório