Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 15º

O truque viral do TikTok para emagrecer e reduzir a obstipação

Será este o 'segredo' mais bem guardado do mundo das dietas ou um risco para a sua saúde?

O truque viral do TikTok para emagrecer e reduzir a obstipação
Notícias ao Minuto

07:46 - 11/12/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Peso

Foi divulgada na rede social TikTok uma mistura caseira aparentemente 'milagrosa' que promete diminuir a prisão de ventre e ser a melhor amiga de quem quer pretender emagrecer. Mas, apesar de todos os benefícios anunciados, será mesmo assim?

O nome é, no mínimo, insólito. Chama-se 'internal shower' ('duche interno, em português') e, na realidade, é inspirada na água de chia, uma bebida tradicional mexicana. A receita não podia ser mais simples: basta misturar duas colheres de sopa de chia num copo de água e, de seguida, uma rodela de limão e uma pitada de sal. Deve ser tomada em jejum.

Leia Também: Adormece sempre depois desta hora? É por isso que não consegue emagrecer

A mezinha foi divulgada, em junho de 2022, pelo nutricionista Daryl Gioffre, voltou recentemente à baila na mesma rede social onde ganhou protagonismo. Segundo Gioffre, deve aguardar cinco minutos até as sementes de chia formarem um gel. "Se beber isto em jejum, funciona literalmente como um banho interno. A bebida penetra em todos os cantos e recantos do seu intestino como uma lavagem interna", explica.

Ao jornal Metrópoles, o nutricionista Michael Alexandre, professor da pós-graduação em nutrição comportamental e clínica da Faculdade Uniguaçu, no Brasil, a receita em si não representa um risco para a saúde. Ainda assim, a ingestão excessiva de fibras, como as presentes nas sementes de chia, pode causar desconforto gastrointestinal como inchaço e gases.

Leia Também: Cuidado. Da próxima vez que comer bolo-rei ou rainha, lembre-se disto

E não é tudo. O consumo de sal em grandes quantidades pode impactar a pressão arterial e a saúde cardiovascular. "Embora a bebida possa ter benefícios, é essencial equilibrar o entusiasmo com uma abordagem consciente e considerar os riscos associados. Muitas dessas receitas não têm bases científicas sólidas, o que pode resultar em experiências com efeitos desconhecidos para o organismo", alerta a nutricionista Elaine Klein, consultora da Bodytec, em declarações à mesma publicação.

"O grande risco em relação a este tipo de propagação acontece pela falta de educação alimentar, além do risco de deficiências nutricionais que podem ocorrer devido à substituição ou retirada de grupos alimentares que são importantes", acrescenta o nutricionista Michael Alexandre.

Leia Também: Pela sua saúde, não coma as batatas se notar isto

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório