Nunca guarde ovos cozidos no frigorífico sem casca (é perigoso)
Tenha cuidado!
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Fez demasiados ovos cozidos? Pode guardá-los, sim, mas não lhes tire a casca. Porquê? De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), citado no DailyMail, "as cascas dos ovos atuam como um revestimento protetor" capaz de "afastar as bactérias".
Quando remove esta camada tão importante, facilita (e muito) a entrada das bactérias nos poros do ovo que o contaminam.
Leia Também: Já apanhou batatas fritas verdes no meio do pacote? Podem ser comidas?
Por exemplo, foi demonstrado que a listeria, uma bactéria que causa uma infeção com sintomas incómodos, consegue invadir os ovos cozidos que foram descascados. Aliás, em 2019, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, nos Estados Unidos, investigou um surto de listeria associado a este tipo de ovos que afetou pelo menos oito pessoas em cinco estados.
Tendo isto em conta, depois de cozer os ovos, o USDA recomenda que sejam "rapidamente arrefecidos num banho de gelo e que sejam colocados no frigorífico no espaço de duas horas".
Já a Food and Drug Administration, citada no mesmo jornal, aconselha a "nunca deixar ovos cozinhados fora do frigorífico durante mais de duas horas, ou mais de uma hora quando as temperaturas são superiores a 30ºC".
Quando ainda estão na casca, os ovos cozidos são "seguros durante cerca de uma semana", ou seja, os especialistas recomendam que tente "descascar os ovos apenas quando estiver pronto para os comer".
Leia Também: É esta a melhor forma de conseguir que um ovo fique no ponto perfeito
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com