Nutrientes (e vitaminas) são essenciais para o funcionamento em pleno do corpo. Caso não saiba, existe "uma vitamina lipossolúvel que provém de fontes como os vegetais de folhas verdes, os grãos de soja e os óleos de canola", explica Yelena Wheeler, uma nutricionista, citada no BestLife.
Refere-se, claro, a vitamina K que tem como principais funções ajudar o sangue a coagular e manter os ossos saudáveis, segundo o Serviço Nacional de Saúde Britânico, citado no mesmo 'website'.
Leia Também: Sete alimentos que têm mais vitamina C do que uma laranja
Quando não consome quantidades suficientes desta vitamina torna-se mais vulnerável a certos problemas e sintomas. Quais?
1- Problemas de coagulação
É uma vitamina "necessária para a criação de uma proteína que ajuda a controlar a hemorragia", ou seja, nas alturas em que não mantém os níveis controlados, "o sangue demora mais tempo a coagular".
Explica ainda que as pessoas com problemas de absorção, "como a fibrose quística, a doença celíaca, a colite ulcerosa e a síndrome do intestino curto" devem estar mais atentos, uma vez que estão mais em risco de deficiência de vitamina K.
2- Hematomas frequentes
Kristine Arthur, médica internista no MemorialCare Medical Group, na Califórnia, nos Estados Unidos, afirma que as "nódoas negras fáceis" estão na lista dos sinais surpreendentes de uma deficiência de vitamina K e estão relacionadas com "o facto de o sangue não coagular tão rapidamente".
Leia Também: Três formas simples de aumentar os níveis de vitamina D durante o inverno