Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 16º

Cientistas podem ter descoberto o 'segredo' para emagrecer sem esforço

É mais simples do que muitos pensam.

Cientistas podem ter descoberto o 'segredo' para emagrecer sem esforço
Notícias ao Minuto

11:49 - 04/12/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Peso

Quer emagrecer? Pode ajudar (e muito) comer alimentos mais crocantes. Sim, leu bem. De acordo com os resultados de um estudo, ao consumir estes alimentos demora mais tempo a terminar a refeição e, consequentemente, sente-se saciado mais rapidamente, ou seja, come menos. 

Leia Também: Cinco alimentos que são ricos em fibras e ajudam a emagrecer

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores ofereceram a quatro tipos de almoços - dois classificados como ultra processados e dois como minimamente processados - a 50 pessoas. 

É importante realçar que "uma das refeições de cada categoria era mais dura e estaladiça - tornando-a mais difícil de comer rapidamente - enquanto a outra era mais fácil de consumir", explicam os investigadores da Universidade de Wageningen, nos Países Baixos.

Graças a isto, o estudo concluiu que os participantes consumiam menos 26% de calorias quando o almoço tinha uma textura e consistência mais dura, independentemente do grau de processamento, uma vez que não conseguiam comer as refeições muito rápido.

Por exemplo, as refeições mais "difíceis de comer" incluíam alimentos como arroz, salada com ingredientes crocantes, peito de frango, assim como maçãs e iogurte natural. Todos os almoços continham a mesma quantidade de calorias e foram avaliados de forma semelhante quanto ao seu sabor.

Leia Também: Cinco erros que comete no dia a dia e que são razões para não emagrecer

Mesmo assim, consumiram menos calorias, "cerca de 300 calorias menos", nos almoços mais duros e estaladiços simplesmente porque comeram menos. Segundo os investigadores, isto acontece porque tinham de mastigar mais a comida, antes de engolir, "abrandando até metade o ritmo global de consumo da refeição".

Para dar continuidade aos resultados atuais, os investigadores, estão a planear um estudo para analisar em o efeito da textura das refeições e da velocidade de ingestão na ingestão de calorias durante um período mais longo, como duas semanas.

Leia Também: Adormece sempre depois desta hora? É por isso que não consegue emagrecer

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório