Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

O exercício que ajuda a viver mais anos e melhora a memória

Leia o que diz um médico.

O exercício que ajuda a viver mais anos e melhora a memória
Notícias ao Minuto

08:28 - 25/09/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Exercício físico

Sim, leu bem. De acordo com Michael Mosley - médico e autor de vários livros - a natação ajuda a viver mais anos e, além disso, melhora a memória e o tempo de reação. Mas tem muitas outras vantagens para a saúde do corpo. 

Leia Também: Se quer viver mais anos, siga os conselhos de um neurocirurgião

Por exemplo, no seu podcast, o médico explicou que "a natação é boa para o corpo, mas também para o coração" já que "melhora a elasticidade das artérias de uma forma que os exercícios em terra não melhoram". 

Aliás, o especialista mencionou um estudo feito na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, onde foram analisados 40 mil homens com idades entre os 20 e os 90 anos, ao longo de uma década. Graças a isto, os investigadores descobriram que os nadadores tinham uma taxa de mortalidade mais baixa, explica o médico. 

Já ao falar sobre os benefícios para o cérebro, o médico fala de outro estudo, onde foi revelado que sete dias de natação melhoraram a memória dos ratos e, estudos realizados em seres humanos mostraram resultados semelhantes, ou seja, aumentando a função cerebral e melhorando o tempo de reação, acrescenta.

Menciona ainda que se trata de um exercício muito completo. "Quando nadamos vigorosamente, estamos a utilizar muitos grupos musculares diferentes. E, mais importante ainda, estamos a trabalhar contra o peso da água", explica. 

Leia Também: Fazer caminhadas assim ajuda a melhorar a memória (segundo um médico)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório