Claro, os frutos secos têm múltiplas vantagens e, hoje em dia, as castanhas do Brasil estão na moda. Tanto que os vídeos sobre este alimento já acumularam quase cinco milhões de visualizações no TikTok. Contêm níveis elevados de selénio, algo essencial para a tiroide e ajuda a reduzir o risco de cancro, infeções e doenças cardíacas.
Mas alguns especialistas dos Hospitais Universitários Britânicos - citados no Mirror - lançaram um alerta e explicaram que "o consumo excessivo pode levar a níveis tóxicos de selénio no organismo (selenose) e causar sintomas como mau hálito, diarreia, náuseas, erupções cutâneas/lesões, dores nos nervos e fadiga".
Leia Também: Guarda os frutos secos na despensa? Não devia...
Aliás, em casos mais raros, níveis muito elevados de selénio são capazes de causar insuficiência renal, paragem cardíaca e a morte. Tem isto em conta, a entidade aconselha que sejam consumidas, ocasionalmente, e que limite a quantidade a apenas uma ou duas por dia.
Além disso, os especialistas recomendam que compre sempre variedades sem sal (ou com uma quantidade mínima), já que o sódio pode secar o revestimento da boca, causar uma ligeira inflamação.
Leia Também: Quer perder peso? Coma estes frutos secos logo pela manhã