Normalmente, os frutos secos ficam guardados em locais escuros e frescos, como a despensa. Mas será realmente o local mais correto? Christina Manian, uma dietista, sugeriu que estes alimentos devem ser armazenados, idealmente, no congelador ou no frigorífico, lê-se na revista Better Homes & Gardens.
Além de ricos em fibras, vitaminas e minerais, os frutos secos têm muitas gorduras insaturadas que ajudam a reduzir a inflamação. Têm ainda a capacidade de baixar os níveis de colesterol e fortalecer as células, unhas, cabelo e pele.
Leia Também: Espete palitos no limão antes de guardá-lo no frigorífico. Saiba o motivo
É uma característica que lhes garante imensas vantagens, sim, mas também faz com que tenham uma validade mais curta. Porquê? São moléculas menos estáveis e mais vulneráveis a oxidação. Além disto, os frutos secos estão ainda mais propensos ao desenvolvimento de bolor e leveduras, explica a dietista.
Segundo a especialista, os frutos secos, assim como as sementes, guardados a temperatura ambiente podem começar a estragar-se ao fim de um a três meses. Claro, mas se forem armazenados no frigorífico a validade prolonga-se até seis meses, acrescenta.
Leia Também: A diferença entre 'consumir até' e 'consumir de preferência antes de'
Mesmo assim, a especialista diz que o local ideal para guardar os frutos secos é, sem dúvida, o congelador. É muito possível que assim durem até um ano (ou dois) e, sim, a dietista diz que consegue comê-los vindos diretamente do eletrodoméstico. Para os guardar assim coloque os frutos secos em recipientes herméticos e fechados.
Por último, a dietista explica que os frutos secos com casca durarão mais tempo, já opções picadas e torradas têm prazos de validade mais curtos. Tudo depende do processamento envolvido.
Leia Também: Seis alimentos que não devia guardar no frigorífico