Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Dois tipos de alimentos que nunca devia levar para a praia

Especialistas em segurança alimentar explicam tudo.

Dois tipos de alimentos que nunca devia levar para a praia
Notícias ao Minuto

13:05 - 10/06/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

O verão está 'ao virar da esquina' e as idas à praia já estão a ser planeadas. Para os dias inteiros no areal muitos levam comida, mas será que tudo é adequado e, claro, seguro? Especialistas em segurança alimentar falaram com o Huffpost, agregador de blogues, e explicam tudo o que deve saber. 

Leia Também: Adeus, perdas de memória. Estes alimentos reforçam a saúde cerebral

Quando os alimentos são deixados a temperaturas superiores a 4ºC (e inferiores a 60 graus) durante mais de quatro horas a probabilidade de ficarem estragados aumenta.

Aliás, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, citado no Huffpost, define este intervalo de tempo como 'zona de perigo', onde as bactérias se multiplicam rapidamente e aumentam o risco de contrair uma doença de origem alimentar. Tendo isto em conta os especialistas fizeram uma lista de três alimentos que não devia levar para a praia. 

1- Frutas e vegetais frescos 

"Eu evitaria levar vegetais de folhas verdes cortadas, como uma salada, tomates cortados e melão cortado - estes alimentos, uma vez cortados, criam um ótimo ambiente para o crescimento de bactérias", explicou Ellen Shumaker, diretora de divulgação e extensão da Safe Plates, na Universidade da Carolina do Norte.

Também não recomenda levar melancia - um favorito da estação - porque atrai muita areia cheia de coisas nocivas como matéria fecal. Se insistir em levar fruta e vegetais e comer com as mãos tenha sempre um desinfetante consigo e, idealmente, uma geleira. 

2- Pratos com maionese

Então, a "maionese tende a ter má fama por causar doenças de origem alimentar, mas a maionese embalada comercialmente foi processada de tal forma que não permite o crescimento de agentes patogénicos", disse Shumaker. 

Mesmo assim é má ideia levar saldas e outros alimentos que a incluam. Porquê? Juntar este condimento com proteínas ou amidos (como uma sanduíche de salada de ovo) altera a sua composição e torna-a menos estável. Se não resistir guarde sempre numa geleira com muito gelo. 

Leia Também: Cinco alimentos que vão ajudá-lo a estar sempre hidratado

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório