Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Repare bem na sua pele. Sim, está com falta de nutriente essencial

Preste atenção!

Repare bem na sua pele. Sim, está com falta de nutriente essencial
Notícias ao Minuto

21:55 - 06/06/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

O ómega-3 reduz o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Como tal, é essencial estar atento a possíveis sinais de alerta que indiquem a falta deste nutriente "essencial".

Com isto em mente, Justine Butler, diretora de investigação da Viva!, revelou, em declarações ao jornal Daily Express, que caspa, pele seca e áspera são sintomas de carência de ómega-3, a gordura 'boa' de que o nosso cérebro tanto gosta. A especialista acrescentou que unhas quebradiças, dores de cabeça e de estômago também devem fazê-lo desconfiar.

Leia Também: Fruta sumarenta que costuma ter em casa é uma 'bomba' contra o colesterol

"As gorduras ómega-3 são importantes para o funcionamento do cérebro e um baixo consumo pode ter efeitos negativos no comportamento, na aprendizagem e no humor", apontou. E, alerta: "O baixo consumo [de ómega-3] está associado a problemas de comportamento como hiperatividade, impulsividade, ansiedade, problemas de sono e dificuldades de aprendizagem em algumas crianças". Tem também sido associado a "uma série de perturbações neurológicas e comportamentais, como a depressão, a esquizofrenia, a doença de Alzheimer e a perturbação de défice de atenção e hiperatividade".

Peixes gordos, sementes de linhaça e de chia, nozes e soja são fontes de ómega-3. "Certifique-se de que inclui algumas fontes vegetais saudáveis na sua dieta diária", lembra a nutricionista.

Leia Também: Se sofre de fadiga e queda de cabelo, passe a comer isto mais vezes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório