Meteorologia

  • 29 SETEMBRO 2023
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Fruta sumarenta que costuma ter em casa é uma 'bomba' contra o colesterol

É fã?

Fruta sumarenta que costuma ter em casa é uma 'bomba' contra o colesterol
Notícias ao Minuto

21:18 - 06/06/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

A nutricionista Shona Wilkinson recomenda o consumo de pêssegos. Ao jornal Daily Express, a especialista diz que ajudam a "manter os níveis de colesterol sob controlo", pois "têm baixo teor de gordura saturada e são uma ótima fonte de fibra".

"Alimentos ricos em fibras, como os pêssegos, demoram mais tempo a ser digeridos do que os processados", explica. Shona Wilkinson acrescenta que uma "digestão lenta ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e evita picos rápidos de insulina, que podem contribuir para a produção de colesterol no organismo".

Leia Também: O alimento viciante que é eficaz a aumentar a massa muscular magra

E não é tudo. Um estudo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, em 2013, revelou que os pêssegos estão entre as frutas que contribuem para a redução dos níveis de colesterol devido ao seu teor de flavonoides e estilbenos.

Outro estudo realizado com quase 1400 pessoas indica que as pessoas que consumem pêssegos, assim como maçãs, ameixas ou peras, apresentam níveis mais baixos de lípidos (gorduras no sangue).

Um ano depois, uma investigação divulgada no Journal of Nutritional Biochemistry testou o consumo de sumo de pêssego e de ameixa em ratos. "Os resultados mostram que o consumo de sumo de pêssego e ameixa protegeu os animais contra uma combinação de distúrbios metabólicos induzidos pela obesidade, incluindo hiperglicemia, resistência à insulina e à leptina, dislipidemia e oxidação de lipoproteínas de baixa densidade", pode ler-se.

Leia Também: Se sofre de fadiga e queda de cabelo, passe a comer isto mais vezes

Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade)  e o LDL (lipoproteínas de densidade baixa). O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL, o 'mau colesterol', transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

Leia Também: Se quer perder peso, o melhor é começar a fazer estas trocas simples

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório