Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Cuidados (muito simples) a ter com a higiene oral das crianças

A Clínica Médis, em colaboração com a médica Marta Martins, reuniram algumas sugestões para ajudar a promover uma correta higiene oral nos mais pequenos.

Cuidados (muito simples) a ter com a higiene oral das crianças
Notícias ao Minuto

10:01 - 03/06/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

Se tem crianças na família, muita atenção à sua higiene oral. "Os mais novos têm uma tendência natural para reproduzir os comportamentos dos adultos. A arte da observação é-lhes intrínseca e, por isso, são ótimos aprendizes e podem, desde cedo, adquirir hábitos saudáveis, nomeadamente, na sua higiene oral", segundo um comunicado da Clínica Médis, marca do Grupo Ageas Portugal,

Para que a criança consiga mastigar, falar e sentir-se bem durante o crescimento, é importante que crie bons hábitos de higiene oral. Por isso, "as crianças com menos de três anos devem visitar, com regularidade, o médico dentista, para prevenir algum problema grave".

Leia Também: Se sofre de problemas digestivos, aposte nestes oito alimentos e bebidas

"A higiene oral das crianças - apesar de ser um processo monótono - tem de ser uma rotina diária incutida, desde cedo, em casa. Os pais devem incentivar e ajudar na escovagem regular dos dentes, tornando-a uma tarefa diária, até que a criança seja suficientemente autónoma para a fazer", pode ler-se. E estes cuidados devem começar, ainda, antes da criança ter os primeiros dentes de leite. "Nesta fase, fazer uma limpeza das gengivas com uma gaze humedecida em água é suficiente para manter uma higiene oral saudável."

Quando nascem os primeiros dentes deve utilizar-se, duas vezes por dia, uma escova pequena com cerdas suaves. "É recomendável que se estabeleça horários específicos de higienização, para que se crie, mais facilmente, uma rotina." A partir dos dois anos de idade, ainda é difícil para a criança fazer a escovagem, por isso, os pais devem fazê-la com ela.

Leia Também: E se lhe dissessem que a solução era reaprender a respirar?

Com mais de seis anos, a criança já é suficientemente independente para fazer a própria higienização oral. A escovagem deve ser feita após as refeições e, sempre que não seja possível, deve, pelo menos, bochechar só com água. "A limpeza da noite é a mais importante e deve ter um tempo médio de três minutos." 

"Uma higienização oral desadequada potencia o desenvolvimento de doenças bacterianas prejudiciais para a sua saúde oral da criança", alerta a Médis, acrescentando que, em Portugal, cerca de 49% das crianças com seis anos, apresentam pelo menos um dente cariado. "A cárie é o problema bacteriano mais frequente", afirma. É causada pela má remoção da placa bacteriana ou pela presença de demasiados açúcares. Consiste numa destruição progressiva da estrutura dentária, que, nos casos mais graves, pode levar à extração do dente. 

Ter uma boa higiene oral ajuda a prevenir fatores de risco. Por serem crianças, os pais devem ter essa muito presente essa preocupação. Comece por: 

Leia Também: Acha mesmo que sabe tudo sobre prevenção do cancro do pulmão?

  • Limitar a ingestão de açúcares, porque vai ajudar a prevenir cáries;
  • Evitar o uso prolongado do biberão e da chucha. O ato de chuchar, morder interior das bochechas, respiração pela boca e não pelo nariz, durante um longo período são hábitos inimigos da saúde oral. Pode levar a uma má formação dentária e contribuir para o desalinhamento dos dentes. A criança deve deixar de chuchar a partir dos dois anos;
  • Ensinar a criança a ter uma boa rotina de higiene oral. Introduzir a lavagem com a escova e o uso de fio dentário de uma maneira divertida e menos monótona. Assim, será mais fácil criar uma rotina;
  • Utilizar pasta dentífrica com flúor, porque ajuda a remover a placa bacteriana e previne as cáries.

Leia Também: Solução que evita sofrimento de animais de laboratório vence concurso

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório