Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Microbiota. O que é e o que acontece ao corpo quando está desequilibrada?

Recentemente, o Lifestyle ao Minuto falou com Sari Arponen, especialista em medicina interna e microbiota, e autora do livro 'A Culpa é da Microbiota', lançado no início do ano, sobre os "microrganismos que vivem dentro e fora do nosso corpo".

Microbiota. O que é e o que acontece ao corpo quando está desequilibrada?
Notícias ao Minuto

08:45 - 29/05/23 por Margarida Ribeiro

Lifestyle Entrevista

Falar sobre bactérias, vírus e fungos deixa muitos inquietos. É, no entanto, importante estar informado sobre o assunto e, mais especificamente, sobre a microbiota. Por isso, o Lifestyle ao Minuto falou com a autora do livro  'A Culpa é da Microbiota', Sari Arponen, especialista em medicina interna e microbiota. 

O livro foi lançado, em Portugal, no início do ano, com a editora Planeta, e foca-se nos "microrganismos que vivem dentro e fora do nosso corpo" e a sua influência na saúde e no corpo. 

Aliás, segundo a especialista, "nesta década, o microbioma será "a grande novidade" para a nossa saúde, à medida que a investigação científica for progredindo".

Sari Arponen explica também as funções da microbiota e os efeitos negativos que tem quando está desiquilibrada. "Esta situação chama-se disbiose e causa problemas digestivos (como inchaço, gases, diarreia ou obstipação)", acrescenta. 

Leia Também: Não ignore estes sinais. Podem indicar uma doença grave no intestino

Seguramente, nesta década, o microbioma será "a grande novidade" para a nossa saúde, à medida que a investigação científica for progredindo

Pode explicar de uma forma simples o que é a microbiota? 

Microbiota refere-se a todos os microrganismos que vivem dentro e fora do nosso corpo: bactérias, vírus, protozoários, fungos e arqueas. Antigamente chamava-se de "flora". Estes microrganismos formam um ecossistema complexo que é essencial para a nossa saúde porque a microbiota tem muitas funções importantes. Por exemplo, ajuda-nos a digerir os nossos alimentos e produz certas vitaminas e outras substâncias importantes. Modula o sistema imunitário, as funções cerebrais e faz parte da proteção contra doenças infecciosas.

Acha que hoje em dia não se fala o suficiente sobre o assunto? Devia estar em destaque mais vezes?

Talvez no passado as pessoas não falassem muito sobre a microbiota, mas agora parece ter-se tornado moda e cada vez mais pessoas estão conscientes da importância da microbiota e dos seus cuidados. Seguramente, nesta década, o microbioma será "a grande novidade" para a nossa saúde, à medida que a investigação científica for progredindo.

Notícias ao Minuto Sari Arponen© Luis Malibrán  


Que tipo de efeitos tem no nosso corpo?

Em primeiro lugar, a microbiota ajuda-nos a digerir os alimentos e a absorver os nutrientes. Também produz moléculas importantes de que o nosso corpo necessita. Além disso, a microbiota regula o nosso sistema imunitário, tem um grande papel na regulação do nosso humor e comportamento. E, claro, a microbiota na nossa pele protege-nos de microorganismos nocivos e mantém a nossa pele saudável.

O que acontece ao nosso corpo quando está desequilibrada? 

Quando a microbiota está desequilibrada, significa que existe uma perturbação no equilíbrio natural dos microrganismos que vivem normalmente no nosso corpo. Esta situação chama-se disbiose e causa problemas digestivos (como inchaço, gases, diarreia ou obstipação). Esta disbiose está associada ao intestino permeável, que é um dos principais factores da inflamação crónica, que pode contribuir para muitas doenças, como a obesidade, a diabetes e as doenças alérgicas e auto-imunes. Além disso, uma microbiota desequilibrada pode contribuir para problemas de saúde mental, como a ansiedade e a depressão.

Para restabelecer o equilíbrio da microbiota, é importante tomar medidas como uma dieta saudável e diversificada, dormir o suficiente, reduzir o stress e evitar o uso desnecessário de antibióticos

Que fatores conseguem desequilibrar a microbiota? Como se restabelece o equilíbrio?

A disbiose pode ser causada por vários fatores, como o uso de antibióticos, uma dieta pobre (com muitos produtos ultra processados), certas condições médicas e uma má higiene dentária. O sedentarismo e o stress crónico são outras causas importantes de uma microbiota desequilibrada.

Para restabelecer o equilíbrio, é importante tomar medidas como uma dieta saudável e diversificada, dormir o suficiente, reduzir o stress e evitar o uso desnecessário de antibióticos. Podem ser necessários produtos como os probióticos ou outras terapias (fitoterapia, prebióticos, optimização nutricional).

Que tipo de problemas de saúde (muito comuns) estão relacionados com a microbiota e quase ninguém sabe?

Problemas de pele, como acne ou dermatite; problemas de saúde mental, incluindo ansiedade e depressão; obesidade e diabetes; e também problemas de fertilidade e de saúde da mulher.

Notícias ao Minuto 'A Culpa é da Microbiota'© Planeta dos Livros  

Que tipo de coisas é que a microbiota nos ajuda a descobrir sobre nós próprios e sobre os nossos corpos? 

Coisas como a importância da nutrição na medicina personalizada ou na medicina desportiva; ou o facto de sermos realmente apenas 50% humanos: a outra metade é o nosso "eu" microbiano.

Que tipo de alimentos devemos comer para manter a microbiota "feliz"? Quais devemos evitar?

Acima de tudo, uma grande variedade de vegetais, fruta, cogumelos, frutos secos, azeite e peixe devem ser a base da nossa dieta. As ervas aromáticas e as especiarias também são interessantes, assim como os alimentos fermentados. O que devemos evitar são os produtos ultraprocessados: estão cheios de açúcar, aditivos e gorduras más (gorduras trans e um excesso de ómega 6).

Todos os hábitos têm um efeito no microbiota? Quais são os piores?

O que fazemos a nós próprios, fazemo-lo à nossa microbiota. Uma dieta pobre, um estilo de vida sedentário, falta de sono, falta de contacto com a natureza e estar constantemente stressado, numa cidade ruidosa e poluída, são as piores coisas que podemos fazer.

As pessoas devem saber que, embora possa ser comum, não é normal ter obstipação, diarreia, inchaço ou dor significativa depois de comer

Também realça, no livro, que é importante falar sobre as fezes? Que tipo de factos deviam ser de conhecimento geral?

O aspeto, a consistência e a frequência dos nossos movimentos intestinais falam da saúde do nosso intestino e, por conseguinte, da nossa microbiota. Se conseguirmos defecar uma ou duas vezes por dia sem dor e as nossas fezes não flutuarem, nem contiverem sangue, muco ou pus, então é provável que o nosso intestino esteja a funcionar bem.

As pessoas devem saber que, embora possa ser comum, não é normal ter obstipação, diarreia, inchaço ou dor significativa depois de comer. Também é muito importante recordar que a posição sentada não ajuda a fazer movimentos intestinais corretos e que elevar os joelhos para imitar uma posição de cócoras pode ser benéfico.

O que a levou a escrever este livro? Qual é o seu objetivo?

Como médica, quero ajudar o maior número possível de pessoas a melhorar a sua saúde. No consultório, só posso ajudar algumas pessoas. Com um livro, posso chegar a mais pessoas e fornecer-lhes informações para cuidarem melhor de si próprias. O meu principal objetivo é ajudar as pessoas a tomarem as rédeas da sua saúde e ensinar-lhes como cuidar de si próprias.

O que a levou a querer estudar este tema?

Há muitos anos, apercebi-me que a alimentação é fundamental para a prevenção de doenças e também para o seu tratamento. Ao estudar os mecanismos pelos quais a alimentação influencia a saúde, deparei-me com a importância da microbiota. Anteriormente, tinha-me focado sempre nas doenças infecciosas, por isso foi como começar a ver o lado positivo e brilhante dos microrganismos.

Quem é o público-alvo deste livro?

Diz-se frequentemente que quando se escreve um livro, deve escolher-se um público específico. No entanto, todos nós nos preocupamos com a saúde e todos nós temos microbiota. Por isso, o meu livro destina-se a todos os que querem ser mais saudáveis e aprender a cuidar do seu microbiota.

Leia Também: Estas especiarias são as melhores aliadas contra o intestino inflamado

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório