Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Comece a comer mais vezes estas duas (super) frutas. A sua saúde agradece

Deve tê-las sempre em casa.

Comece a comer mais vezes estas duas (super) frutas. A sua saúde agradece
Notícias ao Minuto

18:28 - 23/05/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

'Uma maçã por dia, não sabe o bem que lhe fazia.' Conhece o ditado? Um novo estudo realizado pelo Hebrew SeniorLife da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, sugere que todos devíamos ter sempre maçãs e amoras em casa.

Leia Também: Fique a saber quantas peças de fruta pode comer por dia

Segundo o estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, ambas ajudam a evitar a síndrome da fragilidade, uma condição que aumenta o risco de quedas, fraturas, incapacidade, hospitalização e pode até levar à morte. Isto porque, quer as maçãs como as amores, contêm um composto designado flavonol, que pertente à classe dos flavonoides. Estes, por sua vez, têm propriedades antioxidantes.

Os investigadores afirmam que o flavanol ajuda a reduzir em 10 a 15% as hipóteses de adultos mais velhos sofrerem desta síndrome. Um flavanol que pode ajudar a combater a fragilidade é a quercetina, presente na maçã, cebola, bróculos e pimento amarelo, por exemplo. 

Leia Também: Comer só sopa ao jantar faz emagrecer? A resposta!

Os resultados sugerem que, "por cada 10 miligramas de flavanóis consumidos a mais por dia, as probabilidades de fragilidade diminuem em 20%", afirma Shivani Sahni, um dos autores do estudo, citado pelo jornal Daily Express, sublinhando que uma maçã de tamanho médico contém cerca de 10 mg de flavanóis. 

"Embora não tenha havido uma associação significativa entre a ingestão total de flavonóides e a fragilidade, uma maior ingestão de flavanóis, nomeadamente de quercetina, foi associada a uma menor probabilidade de desenvolver fragilidade", remata.

Leia Também: Inclua estes alimentos na sua lista de compras. São anti-inflamatórios

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório