Recentemente, graças a um novo estudo, foram revelados quatro sinais de alerta de cancro colorretal (ou cancro do cólon e reto) que se manifestam, em jovens adultos, até dois anos antes do diagnóstico oficial.
Então, os investigadores sugerem que é necessário estar mesmo atento a sintomas como dores abdominal, sangramento retal, diarreia contínua e anemia devido a uma deficiência de ferro.
Leia Também: Seis zonas (insuspeitas) do corpo onde o cancro da pele pode surgir
Trata-se de uma investigação disponibilizada na Journal of the National Cancer Institute, uma revista científica, onde investigadores analisaram cinco mil indivíduos que estavam nas fases inicias deste cancro. Todos foram comparados com uma amostra de indivíduos saudáveis.
Depois, os cientistas analisaram os relatórios médicos de cada um, com o objetivo de verificar se tinham relatado algum dos 17 sintomas associados ao cancro colorretal.
Descobriram os quatro mais comuns e, em quase metade dos pacientes, foi relatado, no mínimo, um deles até três meses antes do diagnóstico. Aliás, em alguns casos, os sintomas iniciais foram relatados até dois anos antes.
Também concluíram que o risco de cancro colorretal aumentava dependendo de quantos sintomas cada um relatava. No geral, todos os sintomas se manifestavam a longo prazo, explicam os cientistas.
Para Yin Cao, cirurgião da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, envolvido no estudo, e citado no jornal Daily Mail, é importante acabar com a ideia de que este tipo de cancro é "simplesmente uma doença que afeta pessoas mais velhas". Por isso, é importante que os mais jovens estejam informados e atentos a tudo, acrescenta.
Leia Também: Tem comichão nesta parte do corpo? Pois saiba que pode ser cancro