Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Guarda Wine Fest regressa em julho com mais de 50 produtores de vinho

O evento acontece entre 14 a 16 de julho.

Guarda Wine Fest regressa em julho com mais de 50 produtores de vinho
Notícias ao Minuto

10:18 - 04/05/23 por Lusa

Lifestyle Vinhos

Mais de 50 produtores de vinho da Beira Interior vão participar na segunda edição do Guarda Wine Fest, que se realiza de 14 a 16 de julho, na Alameda de Santo André, foi hoje anunciado.

O evento de promoção de vinhos e do território, promovido pela Câmara Municipal da Guarda e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), inclui vinhos, gastronomia, concertos, 'wine parties' e experiências.

Leia Também: Já sabemos a data do regresso do mercado Medieval de Almodôvar

Segundo a organização, o Guarda Wine Fest "pretende reunir mais de 50 produtores de vinho da Beira Interior, a que se juntam representações de duas Denominações de Origem (DO) vizinhas - o Douro e o Dão".

Em comunicado divulgado após a realização, na quarta-feira, de uma conferência de imprensa, os promotores recordam que no distrito da Guarda "convivem as três DO [Beira Interior, Douro e Dão], que estão na base de muitos dos mais entusiasmantes vinhos portugueses, por entre nomes incontornáveis e novos valores".

Os produtores representados no evento anual "apresentarão não só as novidades que estão a lançar no mercado, mas também vinhos icónicos, reconhecidos da generalidade dos consumidores".

A fonte referiu que o Guarda Wine Fest é "uma oportunidade única de interpelar os autores, captando mais facilmente castas e entendimentos de viticultura e de enologia, viajando no copo por uma multiplicidade de paisagens e lugares especiais".

"Nas 'Conversas sobre Vinho', especialistas convidados e provadores da Revista de Vinhos conduzirão os participantes pelos segredos de 'terroirs' de altitude, onde o granito, o xisto e até algum quartzo dão chão a grandes vinhos - pelo equilíbrio entre finura e textura, pela boa acidez natural que eleva o potencial de envelhecimento, pela propensão para harmonizações gastronómicas diversificadas", lê-se.

Leia Também: SEA LIFE recebe visitas da Peppa Pig até ao final de maio

A gastronomia também integra "o cardápio" do evento que "convidará dois conceituados chefes de cozinha a protagonizar sessões de 'show cooking', onde a mestria das técnicas culinárias exponenciará a autenticidade ímpar de produtos autóctones".

"Em simultâneo, três espaços de restauração estarão em funcionamento durante o evento, com propostas pensadas para exponenciar o melhor de dois mundos - vinho e gastronomia", referiu a organização.

O evento inclui concertos de jazz e duas 'wine parties' "com o mote de celebrar o verão de copo na mão, num ambiente intimista, ao som de djs de renome convidados".

Uma outra novidade da edição deste ano será a organização de uma visita de 12 'sommeliers' nacionais ao evento e um 'tour' pela região da Beira Interior, com o objetivo de proporcionar negócios e de promover os seus vinhos.

O Guarda Wine Fest terá entrada livre.

A CVRBI tem sede na Guarda, no Solar do Vinho, e abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, que correspondem a uma área de 20 municípios, onde se contabilizam perto de cinco mil viticultores.

Na sua área existem cerca de 70 produtores de vinho, sendo quatro adegas cooperativas e os restantes produtores particulares.

Leia Também: Évora Wine dá a conhecer 250 vinhos de 40 produtores do Alentejo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório