Quando se tem restos no frigorífico o mais normal é aquecer tudo no micro-ondas. É uma solução prática, rápida, mas tem algumas desvantagens. Por isso, o site BestLife contactou especialistas e tem uma lista com alguns alimentos que não deve mesmo aquecer neste eletrodoméstico.
Segundo Melissa Wasserman Baker, dietista e nutricionista, tentar aquecer ovos com casca é perigoso. Podem explodir e "causar queimaduras e ferimentos graves."
Leia Também: Pipocas feitas no micro-ondas, nunca mais! Nutricionista expõe os perigos
Também não deve aquecer carnes processadas, como bacon e salsichas, "contêm altos níveis de conservantes e nitratos, que podem reagir com a radiação de micro-ondas e produzir compostos nocivos", explica a nutricionista.
Carne congelada não deve ser aquecida no micro-ondas. Já que estes eletrodomésticos não "cozinham os alimentos uniformemente e a carne congelada pode permanecer parcialmente congelada em algumas áreas, enquanto outras ficam quentes o suficiente para promover o crescimento bacteriano", diz Trista Best, outra dietista.
Para terminar, Lisa Richards, nutricionista e criadora de conteúdos, avisa que malaguetas cruas não devem ser aquecidas assim. É que o componente que lhes dá o sabor picante é libertado no micro-ondas e tem a capacidade de irritar os olhos, nariz e garganta. Além disso, o vapor é capaz de causar queimaduras na pele e nos olhos, acrescenta.
Leia Também: Para que serve este detalhe que quase todos ignoram no forno micro-ondas