Dormir tem inúmeros benefícios e afeta a saúde física e mental. Para garantir que consegue descansar a noite inteira é necessário ter alguns cuidados e retirar as lentes de contacto, antes de adormecer, é um importante.
Fazer isto não é nada aconselhado e tem consequências negativas com níveis de gravidade diferentes. Quem o diz é James Kelly, um oftalmologista, ao site BestLife.
Leia Também: Diz-me como tens os olhos, dir-te-ei como está a tua saúde
Allison Babiuch, oftalmologista, explica, também ao site, que "é importante dar uma pausa aos olhos e deixar a córnea respirar". Caso não saiba, é a camada que protege os olhos e várias coisas a conseguem danificar, incluindo dormir com as lentes, acrescenta. Além disso, os olhos não recebem oxigénio suficiente, mas também nutrientes, se usar lentes durante muito tempo.
O que acontece se não tirar as lentes? Basta uma sesta para ficar com os olhos vermelhos e irritados. Muitos indivíduos ficam com a visão turva.
Também "o risco de infeção ocular, especificamente úlceras da córnea, é dramaticamente elevado em indivíduos que dormem com lentes de contacto", explica James Kelly. Pode levar a complicações graves, muitas visitas ao médico e até cirurgia.
Leia Também: Acordou de novo com os olhos inchados? Conheça as possíveis causas