Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Estas frutas aumentam o risco de cáries. Atenção às quantidades

Saiba o que deve comer com mais cautela.

Estas frutas aumentam o risco de cáries. Atenção às quantidades
Notícias ao Minuto

09:16 - 18/04/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

A fruta traz vários benefícios ao organismo, mas atenção que também se pode virar contra si. A verdade é que algumas sugestões podem aumentar o risco de cáries. Atenção às quantidades que consome.

A revista Newsweek falou com os médicos dentistas Sahil Patel, Fatima Khan, Tyler Hales e Jeffrey Sulitzer para perceber melhor esta questão.

Leia Também: Pense bem se quer mesmo usar elixir logo após a escovagem dos dentes

As frutas ácidas são as que podem fazer pior aos dentes e aumentar o risco de cáries. Em causa estão frutas como o kiwi, a lima, o limão e até a toranja.

"Frutas, particularmente as frutas cítricas que contêm açúcares naturais na forma de frutose, podem causar cáries", explica Sahil Patel.

"Devido ao nível de acidez destas frutas, isso faz com que o esmalte da estrutura dentária enfraqueça e coroa lentamente. Tive uma paciente jovem, de quase 20 anos, que veio ao consultório quase sem estrutura dentária nos dentes da frente porque todas as manhãs comia uma toranja", conta Tyler Hales.

"Uma dica é não escovar os dentes imediatamente após comer uma fruta ácida porque a acidez amolece a estrutura do dente. Escovar pode desgastá-lo ainda mais rápido", refere Tyler Hales. 

Ainda assim, explicam que apesar dos danos possíveis aos dentes, os benefícios para a saúde acabam por superar o risco de cáries. Desta forma, não deve eliminar de todo o consumo de frutas.

"Assim como qualquer grupo de alimentos, é aconselhável moderar o consumo e ter uma dieta variada", continua Sahil Patel.

Leia Também: Está tudo bem com os seus dentes? Previna os problemas com esta pasta

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório