Durante a gravidez são muitas as restrições que devem ser aplicadas na alimentação. Algo que causa muitas dúvidas são as bebidas com cafeína, nomeadamente, café e café. Por isso, a revista britânica Cosmopolitan, consultou especialistas, incluindo Lesley Bland, uma parteira.
Citando o Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS), e a especialista, a revista afirma que sim, as grávidas podem beber cafeína. Consumo que deve, no entanto, ser limitado e não ultrapassar uma ou duas chávenas todos os dias.
Leia Também: Os três erros mais comuns na alimentação das grávidas
Caso não saiba é possível encontrar cerca de 65 miligramas de cafeína num expresso; quando é duplo a quantidade aumenta para 125mg; 100mg numa chávena de café instantâneo; 140mg numa caneca de café de filtro; e 75mg numa chávena de chá normal ou verde.
"As mulheres grávidas devem limitar sua ingestão a não mais que 200 mg de cafeína por dia, pois alguns estudos associaram o consumo de cafeína acima de 200 mg por dia na gravidez a bebés com peso abaixo do normal ao nascer e outras complicações", recomenda a entidade.
"Beber café e chá descafeinado é seguro e a sua parteira ou médico vão recomendá-lo durante as suas consultas pré-natais", aconselha Lesley Bland. Mesmo assim é necessário ter cuidado e não abusar já que muitas bebidas deste género têm pequenas quantidades de cafeína.
Leia Também: Covid-19. Vacinação durante a gravidez protege os recém-nascidos