Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 19º

Adoçante sem calorias (muito usado) pode aumentar risco de enfarte e AVC

O alerta é o resultado de um novo estudo feito nos Estados Unidos.

Adoçante sem calorias (muito usado) pode aumentar risco de enfarte e AVC
Notícias ao Minuto

19:13 - 28/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde cardiovascular

É possível que um adoçante muito popular e sem calorias, chamado eritritol, aumente o risco de coágulos no sangue, acidente vascular cerebral (AVC), enfarte do miocárdio e morte, sugere um novo estudo, disponibilizado, esta segunda-feira, na revista científica Nature Medicine.

Aliás, indivíduos com fatores de risco para doenças cardíacas, como diabetes, tinham duas vezes mais probabilidades de sofrer um ataque cardíaco ou AVC, se tivessem os níveis de eritritol no sangue altos, explicam os investigadores, citados na CNN internacional. 

Leia Também: Álcool pode controlar o açúcar no sangue. Cuidado é com as quantidades

"Se o seu nível de eritritol no sangue estiver entre os 25% superiores em comparação com os 25% inferiores, haverá um risco duas vezes maior de ataque cardíaco e AVC. Está no mesmo nível dos fatores de risco cardíaco mais fortes, como diabetes", explica Stanley Hazen, líder do estudo. 

Investigações adicionais, feitas em laboratório e em animais, também apresentadas no estudo, revelaram que o eritritol parecia fazer com que as plaquetas sanguíneas coagulassem mais facilmente. Coágulos que se podem desprender e viajar até ao coração, causando um ataque cardíaco, ou até ao cérebro, causando um AVC. 

"Obviamente, mais investigações são necessárias, mas com muita cautela, pode fazer sentido limitar o eritritol na sua dieta por enquanto", aconselha o investigador. 

Caso não conheça, o eritritol é um álcool de açúcar, um carboidrato encontrado naturalmente em muitas frutas e vegetais. Consegue adicionar 70% da doçura do açúcar e não tem calorias, dizem os especialistas, citados no meio de comunicação. 

Tem um aspeto e sabor muito semelhante ao do açúcar. Além disso, "é um aditivo extremamente popular em alimentos com baixo teor de carboidratos comercializados para pessoas com diabetes", explica o cientista. 

Leia Também: Quer 'cortar' no açúcar? Nunca compre alimentos com estes ingredientes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório