Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

O tipo de iogurte que faz frente ao colesterol perigosamente elevado

Quem o diz é uma instituição britânica dedicada à saúde cardiovascular.

O tipo de iogurte que faz frente ao colesterol perigosamente elevado
Notícias ao Minuto

08:04 - 28/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

O consumo de iogurte de soja (uma alternativa ao iogurte tradicional feito com leite de vaca), feito a partir da fermentação do leite de soja, pode ajudar a reduzir a acumulação lipoproteínas de baixa densidade (LDL), o chamado 'colesterol mau', devido aos baixos níveis de gordura saturada, de acordo com a Heart UK.

"Os produtos de soja são uma boa opção para substituir alimentos ricos em gordura saturada, tais como carne, produtos lácteos e snacks como batatas fritas", afirma esta instituição britânica dedicada à saúde cardiovascular, citada pelo jornal Daily Express. A Heart UK recomenda o consumo de cerca de duas a três porções diárias de alimentos de soja, sendo que 150 gramas de iogurte de soja representam uma porção.

Leia Também: Não vê 'um palmo à frente do nariz'? Tem de comer esta fruta mais vezes

Uma investigação, publicada no The Journal of Nutrition, também revelou que a soja baixa os níveis de colesterol LDL. Com base em 43 estudos, os autores do estudo descobriram que consumir, em médio, 25 gramas de proteína de soja por dia reduz os níveis de colesterol elevado entre 3 a 4% durante um período de seis semanas. 

Outro estudo, publicado na revista Antioxidants, revelou que o consumo de farinha de soja rica na proteína B-conglycinina pode contribuir para uma redução ainda mais significativa dos níveis de colesterol elevados. Os investigadores revelam que este produto reduz o colesterol elevado em cerca de 70%.

Leia Também: Nem imagina o bem que esta fruta faz (se nunca provou, devia)

Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL e o LDL. O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

Leia Também: Está de dieta e nada? Provavelmente está a cometer estes erros 'fatais'

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório