Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

A nova marca com peças de decoração onde nada é igual - é tudo Uniku

É em sua casa, em Valongo, que Diana Novais produz as sugestões mais diversas a partir de jeromite.

Encontrar uma peça de decoração igual na Uniku é tarefa impossível. Apesar de serem feitas a partir de moldes, cada sugestão é única, como se percebe pelo nome desta nova marca portuguesa.

Diana Novais, 30 anos, é a responsável pelo projeto. Sempre foi muito criativa e quando estava à procura de um 'hobby' para se distrair acabou por criar uma marca com peças de decoração para todos os gostos.

"Comecei por pintar vasos de cerâmica e quadros em relevo, mas queria algo mais complexo. Pesquisei imenso sobre matérias para a produção de peças de decoração e a jesmonite pareceu-me a melhor opção. Amiga do ambiente, resistente e a um valor razoável", conta Diana ao Lifestyle ao Minuto, no âmbito da rubrica Feito em Portugal.

Leia Também: A Cheezu é a prova de que a mozzarella pode ser vegan (e portuguesa)

A jesmonite é uma resina feita à base de água que é bastante versátil para este tipo de objetos de decoração. "Esta é para mim a parte mais interessante. Consigo obter moldes de praticamente qualquer coisa: bases, copos, jarras ou estátuas."

Depois, podem ser usadas nos mais variados espaços da casa. Basta perceber onde ficam melhor, mas Diana deixa algumas sugestões.

"São ideais para colocar bijuteria, podem ser usadas numa entrada para pousar as chaves, num escritório com papéis e canetas, numa casa de banho para os produtos de higiene ou escovas de dentes."

De todos os moldes que faz, Diana tem um favorito. "O meu preferido é uma base de ovos que serve de decoração numa cozinha com meia dúzia de ovos. Dá realmente outro toque para quem gosta deste tipo de artigos artesanais."

As peças de jesmonite podem demorar até cinco dias a estarem concluídas. Assim que o cliente escolhe o molde, a cor e o padrão, Diana dá início a todo o processo. É em sua casa, em Valongo, que tudo acontece.

"O material pode ser usado na sua cor natural, um branco sujo, ou adicionado a um pigmento que chega ao tom que o cliente pede." As encomendas são feitas através das páginas de Instagram e Facebook da Uniku. Cada peça custa em média 12 euros. São depois entregues em casa através de uma transportadora.

"O objetivo inicial da Uniku está a ser cumprido. Adoro dedicar tempo a criar cada uma das peças e a ter ideias para coisas novas." No futuro, Diana gostava de ter as suas peças à venda em lojas de artesanato. "É uma ideia a longo prazo, mas que terei todo o prazer em trabalhar para a alcançar."

Percorra a galeria para conhecer algumas das peças da Uniku.

Leia Também: É beleza portuguesa, com certeza. E faz frente às rugas com 'ouro branco'

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório