Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Iluminar (também) é decorar! Como a iluminação influencia a sua casa

Artigo patrocinado por hôma

Não raras vezes desconsideramos a importância que a iluminação tem nas nossas casas. Nada mais injusto. A verdade é que realmente influencia (e muito) o espaço onde vivemos. Em projetos decorativos, a iluminação pode, inclusive, determinar êxitos e fiascos. Afinal, há muitas formas de decorar com iluminação. Saiba como dela tirar o devido partido.

Iluminar (também) é decorar! Como a iluminação influencia a sua casa
Notícias ao Minuto

08:55 - 27/04/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

O que lhe ocorre quando o tema é decoração de interiores? Mobiliário, talvez. Ou quem sabe têxteis. Ou materiais, cores, texturas. Dificilmente será iluminação a surgir-lhe, arriscamos dizer. Isto porque quando pensamos em decoração tendemos a remeter a iluminação para um plano secundário. E este é um erro que pode vir a revelar-se grosseiro ao ponto de condenar ao fracasso todo o investimento feito.

Não, não estamos a exagerar. A iluminação não é um simples detalhe e tem mesmo o condão de poder ser o segredo do sucesso de uma composição decorativa, além do potencial que encerra enquanto carimbo de elegância - isto, se for bem aplicada, claro.

O conforto visual de uma casa, que deve ser ajustado consoante a divisão que está em causa, é uma preocupação que devemos, pois, ter sempre presente.

Para cada tipo de luz há candeeiros...

Reforçamos. A luz artificial é um aliado de peso da decoração. Mas para esse elo se estabelecer, há um elemento imprescindível que faz a ponte: falamos dos candeeiros. Vamos por partes. Em primeiro lugar, há vários tipos de luz que deveremos ter em consideração. A luz geral, que visa iluminar uma divisão inteira, distribuindo equitativamente a iluminação; a luz funcional, orientada para auxiliar uma determinada tarefa, como ler, ou manipular alimentos, por exemplo; e a luz ambiente, que evita grandes contrastes e se destina, essencialmente, a complementar a luz geral e a ser garante de bem-estar.

Um candeeiro de teto será a opção mais adequada para assegurar a luz geral. De várias formas, feitios e inspirações e feitos à base de diferentes materiais - metal, bambu, corda, rattan, papel de arroz - há toda uma panóplia de candeeiros de teto e suspensões que poderá selecionar de acordo com as suas preferências, sendo que constituem um elemento decorativo muito válido.

Notícias ao Minuto © hôma  

...de teto (lustre, abajur ou suspensões?)...

Se preferir algo (ainda) mais simples, as suspensões funcionam francamente bem, proporcionando um ambiente mais intimista, mas nem por isso sendo despidas de apetência decorativa.

Notícias ao Minuto © hôma  

Para a luz geral, poderá também recorrer a iluminação indireta, eventualmente disposta em sancas ou escondida por painéis, em jeito de iluminação auxiliar. Grinaldas ou fitas de LED são outras hipóteses a ter em conta.

...mas também de chão, de mesa, ou de parede

Por sua vez, no que à luz funcional diz respeito e tomando como exemplo um canto de leitura, candeeiros de chão articulados serão a opção ideal, permitindo direcionar a luz. Mas também outros candeeiros de pé mais estáticos, ou candeeiros de mesa em cima de mesas de apoio cumprirão bem a função.

É inegável o charme que um candeeiro de mesa com abajur pode conferir a uma composição decorativa, seja na sala, no quarto, no hall de entrada, ou mesmo na casa de banho. Mas em termos de design, nada baterá um ousado candeeiro de pé, com tripé, de inspiração vintage ou influências de um estilo mais industrial.

Notícias ao Minuto © hôma  

Os candeeiros de mesa, sobretudo, poderão ainda ser considerados para desempenhar o papel de luz ambiente, à semelhança de candeeiros de parede ou até de lâmpadas decorativas. Não esquecer que qualquer uma das escolhas, sendo dotadas de uma estética interessante, pode ser adicionalmente uma mais-valia a nível de decoração.

Temperatura de cor não é mero pormenor

Porém, nem só de candeeiros se faz a iluminação de uma casa. A temperatura de cor tem uma (importante) palavra a dizer na forma como a luz influencia a divisão em que se insere. Vejamos.

Enquanto uma temperatura de luz mais quente, amarelada, é propícia a um ambiente mais aconchegante, como aquele que se pretende recriar na sala ou no quarto, uma temperatura de luz mais fria, azulada, é mais estimulante, enquadrando-se melhor numa cozinha ou numa casa de banho.

E a luz natural?

Nunca subestime o poder que a luz natural tem numa casa. Facilitar a entrada de luz natural num compartimento favorece as áreas ao ponto de parecer que ficam maiores, isto para não referir as (boas) energias que uma casa soalheira transmite - e, por falar em energia, os gastos que poupa.

Já agora, aproveitamos o mote para destacar o papel da tecnologia LED, cuja principal característica é precisamente a economia de energia, associada à longa vida útil e ao facto de não dissipar calor.

Por fim, jogar com a distribuição e posicionamento dos móveis pode ser uma ajuda extra para (bem) iluminar um compartimento - facilitando, designadamente, a conciliação entre luz natural e luz artificial - e valorizar outros elementos da decoração. O desafio, de resto, passará por conjugar vários pontos de luz por forma a preencher toda a amplitude de necessidades da divisão.

Agora que já percebeu de que forma a iluminação pode influenciar a sua casa, não hesite em fazer os ajustes que forem precisos para assegurar o máximo conforto e, simultaneamente, potenciar a decoração. Na hôma - Happy Home Living encontrará as soluções apropriadas para esta demanda!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório