Já toda a gente sabe que os lençóis devem ser lavados semanalmente. Mas e os protetores do colchão devem ser lavados com que frequência? A dúvida também chegou à revista Woman & Home que falou com alguns especialistas e esclareceu tudo.
Caso não saiba, os protetores de colchão, são algo semelhante a um lençol, mas que adiciona uma camada de proteção extra, tal como o nome indica, para que não esteja em contacto direto com o colchão.
Leia Também: Três coisas que tem de limpar todos os dias - e nem sabia
De acordo com James Higgins, CEO e especialista em sono da Ethical Bedding, marca de roupa de cama, o melhor é lavar o seu protetor "a cada dois meses para manter a higiene e minimizar o desgaste". Como não está em contacto direto, não é necessário lavar todas as semanas, mas se o sujar ou deixar que os animais de estimação se deitem na cama, talvez seja necessário lavá-lo com mais regularidade, acrescenta.
Emma Rowlinson, outra especialista, concorda, mas explica que existem algumas exceções a esta regra. "As pessoas que sofrem de alergias devem lavar os protetores de colchão com mais regularidade, cerca de uma vez por mês, para evitar reações." Aconselha também que o lave quando alguém que o use esteja constipado, com gripe ou outra doença transmissível, assim mais ninguém fica doente.
Não lavar o protetor do colchão com esta frequência pode fazer com que acumule "fungos e bactérias, como micose, acne e pneumonia, que podem levar a muitas infeções fúngicas e bacterianas", altera a médica Hana Patel.
Leia Também: Dicas de limpeza que lhe vão facilitar (e muito) a vida