Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Doença coronária. O que deve (mesmo) saber para prevenir o pior

"A 14 de fevereiro comemora-se o Dia do Doente Coronário, data importante para lembrar como os estilos de vida e um acompanhamento médico regular têm uma grande influência na prevenção. O tratamento precoce dos fatores de risco e o recurso rápido a ajuda médica na presença de sintomas, são pontos fundamentais no combate desta doença." O alerta é feito por Vitor Araújo, coordenador de cardiologia no Hospital CUF Trindade, neste artigo de opinião assinado por si e partilhado com o Lifestyle ao Min

Doença coronária. O que deve (mesmo) saber para prevenir o pior
Notícias ao Minuto

18:26 - 14/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artigo de opinião

As coronárias são as artérias que asseguram a circulação de sangue no coração. A obstrução pelo colesterol ou por alguma inflamação diminui o acesso do sangue ao músculo cardíaco e pode provocar dor no peito, enfarte do miocárdio ou mesmo morte súbita.

A doença coronária está em geral relacionada com o estilo de vida. Felizmente, na maior parte dos casos, é possível reverter a doença - e o seu conhecimento ajuda a evitar aquela que é uma das causas principais de morte em Portugal.

Leia Também: "Falta de consciência". Cancro oral faz soar alarmes: O que deve saber

Quais são os fatores de risco para doença coronária?

Os fatores de risco são hábitos e comportamentos que aumentam a probabilidade de desenvolvimento de doença coronária. Incluem hipertensão, diabetes, tabagismo, níveis elevados de colesterol, obesidade, dieta pouco saudável e sedentarismo. Estes fatores de risco podem ser alterados pelo nosso comportamento contribuindo assim para a diminuição de incidência da doença.

Notícias ao Minuto Vitor Araújo© CUF

Deixar de fumar, reduzir o conteúdo de gorduras, sal e açúcar na dieta, comer mais frutas e vegetais, praticar exercício físico regular e evitar o uso nocivo de álcool, demonstraram reduzir a incidência de doença coronária. Os doentes com diabetes, hipertensão e colesterol elevado devem também procurar ajuda médica para corrigir as suas condições.

As mulheres têm geralmente menor risco de doença coronária embora este aumente após a menopausa. Uma história familiar de doença coronária, em familiares próximos homens com menos de 55 anos e mulheres com menos de 65 anos, constituem também um fator de risco para doença coronária.

Leia Também: O que pode a alimentação fazer (de surpreendente) por alguém com cancro

Quais são os sintomas que devo estar atento?

Os sintomas de doença coronária podem variar conforme o doente e a gravidade da doença. O sintoma mais comum é a dor no peito ou angina e é habitualmente descrita como sensação de pressão ou aperto no peito, que pode irradiar para os braços e mandíbulas. A maior parte das vezes ocorre com o esforço ou emoções, mas nos casos mais graves pode mesmo surgir em repouso. Outros sintomas podem incluir falta de ar, fadiga, tonturas ou palpitações.

Na fase inicial pode não apresentar sintomas relevantes e, por isso, especialmente se tem fatores de risco, é importante consultar o seu médico para que através da realização de exames possa detetar a doença mais precocemente, evitando a progressão para formas mais graves.

Se os sintomas, em particular a dor no peito, surgirem de forma súbita, deve procurar ajuda médica de imediato. Muitas vezes estes sintomas correspondem a uma obstrução de uma artéria coronária e a sua desobstrução deve ocorrer o mais precocemente possível para evitar dano do músculo cardíaco e assim melhorar o prognóstico da doença e mesmo a morte súbita. Nestas circunstâncias não hesite em ligar 112.

Leia Também: Há vida sexual além do cancro da próstata. As explicações de um médico

Existe tratamento para a doença coronária?

O tratamento da doença coronária, envolve necessariamente uma mudança de estilo de vida para controlo dos fatores de risco. Geralmente é também necessário o uso de medicação como a aspirina, fármacos para reduzir os níveis de colesterol, controlar a tensão arterial e diabetes, entre outros. Além da medicação existem também procedimentos para restabelecer o fluxo nas artérias coronárias, como a angioplastia coronária e a cirurgia de revascularização miocárdica.

Os doentes têm um maior risco de desenvolver novos eventos cardíacos, pelo que além de serem mais criteriosos no controlo dos fatores de risco, devem seguir com rigor as indicações médicas no que se refere à medicação.

Leia Também: Desengane-se. Vacina contra HPV não é só para mulheres (pais, leiam isto)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório