Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Será doença hepática? Esteja atento a este sinal de alerta à mesa

Manter o peso saudável é uma das estratégias para prevenir esta patologia.

Será doença hepática? Esteja atento a este sinal de alerta à mesa
Notícias ao Minuto

08:59 - 10/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cirrose

A esteatose hepática, conhecida como fígado gordo, significa acumulação de gordura nas células do fígado e está frequentemente ligada à obesidade e à diabetes. Muitas vezes é silenciosa, mas trazer consequências para a função do segundo maior órgão do corpo, essencial tanto na digestão e utilização dos nutrientes, como na remoção de substâncias prejudiciais, além de uma boa regulação da coagulação.

Leia Também: Pessoas com hipotiroidismo podem manifestar sintoma estranho na pele

Habitualmente, as pessoas só sabem que têm excesso de gordura no fígado depois de realizarem uma ecografia ao órgão por outros motivos. No entanto, quanto mais a doença se agrava, maiores as hipóteses de se notarem sintomas.

A quarta e última fase da doença do fígado gordo é a cirrose, que ocorre após anos de inflamação. Segundo o Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS na sigla inglesa), um dos sinais de alerta desta fase avançada da doença é a perda de apetite.

Leia Também: Sensação na barriga pode ser sintoma de cancro pouco falado

Se este for o seu caso, a organização de caridade britânica British Liver Trust recomenda o consumo de refeições com menores porções, comer algo de duas em duas horas ou beber algo nutritivo e mastigar bem, por exemplo. 

Outros sintomas comuns de cirrose incluem fraqueza, perda de peso e massa muscular, icterícia (pele amarelada devido à acumulação de bilirrubina no sangue), perda de libido (desejo sexual), a facilidade de se fazerem hematomas devido à falta de fatores de coagulação, que deveriam estar a ser produzidos pelo fígado, e, entre outros,  ascite (distensão do abdómen por acumulação de líquido).

A melhor forma de prevenir a esteatose hepática e as suas consequências é, como lembra o NHS, ter atenção ao peso a mais, manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercício físico regular e deixar de fumar. 

Leia Também: "Falta de consciência". Cancro oral faz soar alarmes: O que deve saber

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório