Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Pessoas com hipotiroidismo podem manifestar sintoma estranho na pele

Já ouviu falar de carotenemia?

Pessoas com hipotiroidismo podem manifestar sintoma estranho na pele
Notícias ao Minuto

08:29 - 10/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças da tiroide

Os indivíduos que sofrem de hipotiroidismo, ou seja, muito fraca produção de hormonas, podem apresentar carotenemia. O sintoma, apesar estranho, não é perigoso. A pele torna-se mais alaranjada, sobretudo nas palmas das mãos, nas plantas dos pés e no nariz.

Leia Também: Inflamatória e anticancro. Bebida que tem sempre em casa dá anos de vida

A rede de saúde CUF explica que "quando o consumo de carotenoides [moléculas que correspondem a pigmentos com cor entre o vermelho e o amarelo], é considerado normal, o organismo elimina estes pigmentos de forma natural". Porém, "quando o consumo ultrapassa o valor de referência de 30 miligramas por dia, pode levar a uma alteração da coloração da pele que se chama carotenemia".

O portal Manual MSD avisa que os sintomas na pele são frequentemente "subtis e insidiosos". Já a CUF acrescenta que "a insuficiência das hormonas tiroideas provoca decadência geral das funções orgânicas", originando perda de expressão facial, voz rouca e dicção lenta, pálpebras descaídas, edema dos olhos e face, olhos salientes, aumento de peso, obstipação, intolerância ao frio, secura da pele e cabelo, esquecimento e confusão mental. A causa mais frequente é a Tiroidite de Hashimoto (inflamação em que se dá uma destruição gradual das funções da tiroide).

Leia Também: Colesterol perigosamente alto vê-se nos olhos. Fique atento a este sinal

Recorde-se que a tiroide é uma pequena glândula endócrina com cerca de cinco centímetros de diâmetro, localizada na face anterior do pescoço, por baixo da maçã de Adão que, apesar de discreta, tem uma função essencial para o corpo humano: regula a produção de energia, de calor, de batimentos cardíacos e até o bom funcionamento do intestino. Por outro lado, as complicações no seu funcionamento podem estar na origem de muitos sintomas inexplicáveis, mas com graves consequências para a saúde.

De um modo geral, as patologias da tiroide são mais comuns nas mulheres, pode ler-se no 'website' da CUF. "As principais são: bócio, presença de nódulos, hipertiroidismo, hipotiroidismo e as doenças autoimunes, como a doença de graves e a tiroidite de Hashimoto, que resultam da produção de anticorpos que podem estimular ou destruir a glândula."

Leia Também: Ver para crer. Este é um sintoma de cancro do intestino em 89% dos casos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório